Sempre que você passa raiva, medo, angústia, ansiedade ou qualquer outro sentimento negativo, uma sobra desses sentimentos fica “grudada” no seu campo energético. Esse é um dos motivos de você ficar tão exausto quando passa por situações muito estressantes. Esse resíduo energético não sai de uma hora para outra e acaba afetando os seus pensamentos e o seu bem-estar nos dias seguintes. Por isso, é importante liberar essas energias negativas de alguma forma.
Algumas vertentes da yoga trabalham com uma técnica de respiração que pode ajudar nesse processo de se livrar dessas energias prejudiciais. Mas, antes de fazer o exercício proposto, é necessário reconhecer que você tem algo a se livrar.
Você também pode gostar
- Tudo é uma questão de se permitir: entenda as mudanças da nova consciência
- Auto sabotagem, você a reconhece?
- 5 dicas para tornar a meditação um hábito
Todo processo de limpeza só é possível se você reconhecer que precisa se livrar de algo. Imagine uma casa suja e bagunçada. Normalmente, você não vai prestar atenção em um canto escondido da casa em que a sujeira passa despercebida. Assim também acontece com o campo energético de cada pessoa. Você precisa refletir quais pensamentos, sentimentos e emoções negativos estão impregnando o seu campo energético. Para essa etapa, procurar um método de autoconhecimento sempre é recomendado, pois muitas vezes não conseguimos perceber o que está errado sem uma ajuda externa. Caso você já tenha alguma prática que ajude nesse ponto, use isso a seu favor e reflita por alguns minutos para trazer à consciência o que precisa ser limpo.
Depois de reconhecer o que você quer eliminar do seu campo energético, faça esse exercício de respiração para ajudar a limpá-lo:
- Sente com a coluna ereta, de forma confortável. Pode ser em uma cadeira ou no chão de pernas cruzadas;
- Inspire lentamente até encher os pulmões;
- Agora expire lentamente até acabar o ar. Quando isso acontecer, prenda a respiração por três segundos;
- Após prender a respiração, expire até acabar o resto de ar que ficou em seus pulmões;
- Repita o exercício cinco vezes. Se você já tem mais familiaridade e pratica yoga com frequência, pode até repetir esse exercício por dez vezes.
Esse artigo é informativo e tem o objetivo de despertar a sua curiosidade e vontade de conhecer mais sobre as técnicas de yoga. Para um estudo mais aprofundado e um melhor acompanhamento, sugerimos procurar um professor de yoga qualificado.
Escrito por Ricardo Sturk da equipe Eu Sem Fronteiras