Começar uma vida saudável, felizmente, tem sido o objetivo de grande parte das pessoas. O estilo de vida, a alimentação e as atividades físicas têm caído na graça das pessoas, mas, em contrapartida, muita gente começa fazendo isso da maneira errada: através de dietas irreais, restritivas e desgastantes.
Para conseguir uma vida mais saudável, o mais indicado é a adoção de um novo estilo, com novos pensamentos, diretrizes e, obviamente, alimentação. É a chamada reeducação alimentar! Nela, você aprende a se alimentar novamente com os alimentos certos, a nutrição necessária e a quantidade suficiente.
Uma boa forma de dar o primeiro passo para a reeducação é se informar sobre o assunto. Nada melhor que um bom profissional para fazer isso e te acompanhar ao longo do processo, mas os livros também são uma ótima fonte de estudo e de guia para estes passos em um novo caminho. Separamos alguns que podem te ajudar nessa nova vida, confira:
Direto ao ponto
- Terapia Nutricional Pela Reeducação Alimentar & Atividade Física – Pier Campadello e Terezinha Diniz
- O peso das dietas – Sophie Deram
- Reeducação Alimentar – Joselaine Silva
- Revolução na Cozinha, Comida Saudável – Clássicos para a família e Comida Caseira – Jamie Oliver
- Bela Cozinha – Bela Gil
- Comer para Emagrecer: Uma Filosofia Nutricional – Bia Rique
- Adoro Salada – David Bez
- Mindfulness: A Dieta – Dra. Patrizia Collard & Helen Stephenson
Terapia Nutricional Pela Reeducação Alimentar & Atividade Física – Pier Campadello e Terezinha Diniz
É um guia para quem deseja iniciar uma vida mais saudável. Além da alimentação indicada, mostra também a importância de aliar atividade física para que os objetivos de saúde e emagrecimento sejam atingidos.
O peso das dietas – Sophie Deram
Negando completamente as dietas consideradas milagrosas e totalmente restritivas, a autora mostra que a reeducação alimentar pode ser fácil e prazerosa. Traz uma lista de 50 receitas possíveis e que mudam o estilo de vida em médio prazo. A autora ressalta inclusive que as dietas causam ganho de peso assim que param de ser feitas.
Reeducação Alimentar – Joselaine Silva
É através de sua própria história que a autora decidiu escrever este livro. Depois de passar por diversas dificuldades para emagrecer e seguir dietas desastrosas, percebeu a importância da reeducação alimentar e da mudança de pensamento para obter uma alimentação saudável com os nutrientes necessários. Neste livro, relata sua experiência e também dá dicas para o leitor passar por esta reeducação de forma mais simples.
Revolução na Cozinha, Comida Saudável – Clássicos para a família e Comida Caseira – Jamie Oliver
Na verdade, a maioria dos livros do chef inglês é um bom guia para uma reeducação alimentar. Principalmente porque ele não prega dietas e muito menos cardápios caros ou inatingíveis.
O objetivo dele é mostrar que uma comida feita em casa com ingredientes frescos pode ser muito melhor do que qualquer coisa industrializada. É o princípio básico da reeducação alimentar: comer melhor não significa fazer inúmeras concessões nem passar fome. É apenas questão de organização e dedicação. Estes três títulos, em especial, destacam receitas saborosas e acessíveis para toda a família.
Bela Cozinha – Bela Gil
Os três volumes (o terceiro está sendo lançado) trazem as receitas que a apresentadora e nutricionista apresentam em seu programa no Canal GNT. Algumas podem parecer um tanto exageradas ou irreais, mas muitas delas são possíveis e, se seguidas, em pouco tempo, é possível sentir uma diferença considerável em seu organismo.
Adepta do slow food, Bela mostra de forma simples todos os benefícios e nutrientes de nossos alimentos mais naturais e muitas vezes esquecidos.
Comer para Emagrecer: Uma Filosofia Nutricional – Bia Rique
Mostra como o caminho para o emagrecimento é a reeducação alimentar e jamais a adoção de dietas restritivas. Usa as regras da substituição de alimentos e uma filosofia que os alimentos escondem. É uma indicação de como aprender a comer novamente.
Adoro Salada – David Bez
O livro partiu de um desafio do autor a si mesmo: criar saladas diferentes e saborosas para cada dia do ano. Além das receitas, o autor traz um planejamento de compras, utensílios necessários na cozinha e dicas de como criar suas próprias receitas saudáveis. Mostra também o tamanho ideal de cada porção.
Mindfulness: A Dieta – Dra. Patrizia Collard & Helen Stephenson
É a partir do treinamento da mente que conseguimos adotar hábitos saudáveis sem sofrer pela troca de estilo de vida.
Você também pode gostar
O mote do livro é esse: mostrar ao leitor que é possível deixar a compulsão de comer doces cada vez que nos sentimos frustrados, tristes ou irritados, por exemplo.