Você sabe o que são alimentos plenos? Eles mantêm a saciedade por mais tempo e evitam que você fique “beliscando”.
Confira aqui dicas de alimentos que saciam e coloque no cardápio. Spoiler: água e fibras!
-
Água
Invista na dupla água e fibras. Essa combinação dobra o volume das fibras e a fome demora a voltar. A gente não cansa de falar: 1,5 a 2 litros de água diariamente.
-
Suco de limão
Controla as papilas gustativas, uma das responsáveis pela sensação de fome. O suco de limão ainda mata a vontade de comer doces.
-
Frutas
Abacaxi: cheia de água e fibras, o abacaxi ainda ajuda a reter ferro. A pectina, tipo de fibra presente nas frutas cítricas, na maçã e no pêssego, adia a digestão, prolongando a saciedade. Coma uma fatia logo no café da manhã e não esqueça o miolo.
Maçã: Coma uma unidade média no lanche da manhã ou da tarde.
Abacate: segundo pesquisa divulgada no Journal of Nutrition, comer abacate durante as refeições aumenta a saciedade. O estudo revela que 22% das mulheres participantes demoraram a sentir fome.
Damasco: as fibras e a frutose retardam a fome e a vontade de comer doces. A fruta é ótima para mulheres que atacam a geladeira na TPM.
-
Arroz integral
Rico em fibras, o arroz integral é ótimo para o almoço. Combine o alimento com os itens do próximo tópico.
-
Vegetais e legumes
Aposte em abobrinha, beterraba, brócolis, cenoura, couve, espinafre e repolho nas saladas ou então cozidos. Combinados com lentilhas e grão de bico, a saciedade dobra.
-
Cereais
Aveia: as fibras da aveia transformam-se em um gel que retarda a fome. Consuma no café da manhã junto com frutas fatiadas (que tal maçã e damasco?) e nozes picadas.
Linhaça: além das fibras, a linhaça tem ligina, substância parecida com o estrogênio, o que torna o alimento aliado durante a TPM.
Farelo de trigo: seu baixo índice glicêmico é responsável pela saciedade. Polvilhe o farelo de trigo em frutas, iogurte ou nas refeições.
-
Batata doce
Outro alimento com baixo índice glicêmico, a batata doce ainda ajuda a reduzir o colesterol ruim.
-
Alimentos termogênicos e fermentados
Um estudo da Universidade de Maastricht (Holanda) comprovou que os alimentos termogênicos podem adiar a fome. Já os alimentos fermentados melhoram a comunicação do intestino com o cérebro, fazendo a sensação de fome chegar quando o organismo realmente precisar de comida. Iogurtes, kefir (iogurte à base de leite, leite de soja ou coco), natto, tempeh e miso (subprodutos da soja) são exemplos de fermentados. Um copo de iogurte com aveia à tarde é um excelente lanche.
Você também pode gostar
-
Ágar-ágar
O ágar-ágar, ou colágeno vegetal que dobra de volume em contato com sucos gástricos, pode ser usado na culinária em receitas de queijos vegetais, molhos e sobremesas.
Alimentos com fibras aumentam a saciedade. Neste link há dicas de alimentos e cardápio.
Escrito por Sumaia Salgado da Equipe Eu Sem Fronteiras