A vitamina E desempenha papel fundamental quando o assunto é proteger a pele contra o envelhecimento precoce.
Com o decorrer do tempo, à medida que envelhecemos, o nosso nível de vitamina E vai diminuindo gradualmente. Além de impedir o combate do enfraquecimento da pele, também ficamos expostos aos danos da poluição e do sol.
Por isso mesmo, várias pessoas procuram adicionar esse ativo em rotinas skincare ou na alimentação, com objetivo de torná-la mais resistente aos efeitos de sua escassez.
Se você está em busca de uma pele saudável, que tal explorarmos mais juntos sobre esse nutriente a seguir?
Direto ao ponto
O que é a vitamina E?
Antes de nos aprofundarmos sobre os benefícios da vitamina E, que tal entendermos sua origem e suas propriedades químicas?
A vitamina E é um componente natural, que faz parte da nossa pele e outras regiões do corpo, como as membranas celulares, os plasmas e tecidos.
Descoberta em 1922 por Evans e Bishop durante um experimento em ratos, tal substância é constituída por oito diferentes moléculas – quatro tocoferóis e quatro tocotrienóis. Tratam-se de compostos lipossolúveis, ou seja, que se dissolvem em lipídios (gordura).
Atualmente, a vitamina E é comumente encontrada em variadas formas – sintéticas ou naturais – entre as mais comuns estão: d-alfa-tocoferol, acetato de d-alfa-tocoferol, dl-alfa-tocoferol e acetato de dl-alfa tocoferol.
Você também pode usufruí-la por meio da alimentação! A vitamina E está presente em diversos alimentos como peixes (especialmente, salmão), verduras, óleos vegetais, legumes de cor verde e oleaginosas (nozes, castanhas).
Para que serve a vitamina E?
Por promover diversos benefícios para a pele, a vitamina E é considerada uma ‘queridinha’ para as indústrias de cosméticos. Logo, veja os porquês de aplicar esse poderoso nutriente na sua rotina skincare!
- Antioxidante: protege as células do corpo contra os danos causados pelos radicais livres – estes que podem contribuir para o envelhecimento celular e o desenvolvimento de doenças
- Hidratação intensa: um excelente hidratante, ajuda a manter a pele macia e flexível.
- Cicatrização e reparação: possui propriedades que promovem a cicatrização e a reparação celular. O seu uso acelera o processo, sendo ideal para minimizar cicatrizes, tratar de feridas e melhorar a aparência geral da pele.
- Proteção contra Radiação UV: sua proteção contra os raios ultravioleta do sol contribui para a prevenção do envelhecimento prematuro e reduz o risco dos danos causados pelo sol.
- Redução de inflamações: com atuação anti-inflamatória, auxilia na redução de inflamações na pele, como acne e dermatite.
- Suporte Anti-envelhecimento: combate os sinais do envelhecimento, mantendo uma pele com aparência jovem e saudável, e retardando o aparecimento de rugas e linhas de expressão.
- Prevenção de Danos Causados pelo Estresse Oxidativo: cuida das células da pele contra o estresse oxidativo, que pode ser causado por fatores ambientais como poluição e exposição a agentes tóxicos.
Como utilizar a vitamina E em uma rotina skincare?
Com tantas vantagens envolvidas, é difícil negar a vitamina E de uma rotina skincare!
Contudo, se você ainda não faz uso desse poderoso ativo e ficou interessado em adicioná-lo aos cuidados da sua pele, então te trago uma boa notícia: não há muito segredo!
A vitamina E pode ser utilizada em qualquer época do ano, independentemente da estação, você sairá beneficiado com seus efeitos!
No verão, você pode usá-lo junto ao filtro solar, protegendo sua pele dos raios do sol. Enquanto isso, no período de inverno, quando a pele costuma ficar ressecada e sem viço diante das baixas temperaturas, a vitamina E manterá a hidratação e maciez que você precisa!
Se você ainda não tem uma rotina skincare, confira um passo-a-passo que Eu Sem Fronteiras preparou especialmente para você!
- 1 – Escolha um sabonete em gel ou loção facial (obs: você pode utilizar aquele adequado ao seu tipo de pele – normal, oleosa, mista ou seca)
- 2 – Faça uma limpeza profunda, massageando a pele por uns 5 minutos
- 3 – Seque o rosto com uma toalha e aplique o tônico facial
- 4 – Aplique o creme hidratante com vitamina E no rosto. Você deve passá-lo na testa, nas bochechas, no queixo, no pescoço e no colo.
- 5 – Finalize seu skincare com o protetor solar
Obs: Repita a mesma rotina skincare antes de dormir, com exceção da aplicação do protetor solar. De noite, a vitamina E ajuda na renovação celular.
Procure ajuda dermatológica
Para tratamentos específicos, procure seu dermatologista e converse a respeito. Provavelmente, ele lhe indicará cremes ricos nesta vitamina ou poderá prescrever uma fórmula de manipulação concentrada.
Existem cremes disponíveis no mercado, mas sempre leve em consideração a idade e qual o tipo de pele vai usá-los, pois muitos são bem concentrados e pessoas com pele oleosa não se adaptarão.
Outra forma de usar a vitamina E diretamente na pele é através de óleos essenciais que podem vir em frascos ou cápsulas, e devem ser aplicados antes de uma boa noite de sono.
Além da alimentação rica neste componente e em cremes contendo esta vitamina ativa, uma outra forma de garantir uma boa dose de vitamina E no organismo é através de suplementação.
Porém, mais uma vez, recomendo que faça consulta com médicos especialistas que avaliarão em conjunto qual a melhor forma de fazer uso deste importante composto conhecido como a vitamina da juventude.
Você também pode gostar:
Se você gostou do artigo, compartilhe em suas redes sociais! Mande essa dica de cuidado para aquele alguém viciado em beleza!
- Texto escrito por Larissa Prado e Roberta Lopes da Equipe Eu Sem Fronteiras.