Uma alimentação saudável é essencial para a boa saúde e para o bom funcionamento do corpo. Isso em todas as idades.
Ainda mais importante, é conseguir criar bons hábitos alimentares na infância, pois, além de conseguir levar esses hábitos para a vida adulta, as crianças estão em fase de crescimento e ter uma alimentação balanceada pode fazer uma boa diferença para elas crescerem fortes e saudáveis.
Os peixes são alimentos que podem ajudar muito nessa tarefa. Veja abaixo alguns benefícios de comer peixe na infância e alguns cuidados que devem ser tomados.
Proteína
A proteína é indispensável na formação e manutenção dos tecidos do corpo. Por isso, é de extrema importância ter uma dieta rica em proteínas durante a fase de crescimento (e para a vida toda na verdade). Os peixes são ótimas fontes de proteínas e esse é o primeiro motivo para você acrescentá-los nas refeições das crianças.
Vitaminas e minerais
Os peixes também são ótimas fontes de vitaminas e minerais. Entre elas, podemos citar a B12, que é essencial para a produção da hemoglobina dos glóbulos vermelhos. Em outras palavras, são vitaminas que ajudam no desenvolvimento do sistema nervoso da criança.
Cuidado com alergias
Algumas crianças podem ter alergia a peixes. Por isso, o ideal é você dar o alimento aos poucos, para ver se acontece alguma reação fora do normal. Caso aconteça, é um sinal de que talvez nem todos os tipos de peixes podem ser consumidos pela criança e o melhor a se fazer é levá-la ao médico para fazer um teste de alergia.
Bom para a memória
Peixes são ricos em ômega-3. Esse ácido graxo faz bem para a memória e outras funções cerebrais. De forma mais simplificada, podemos dizer que faz bem para a cabeça. Principalmente em idade escolar, pode ser uma boa ideia comer mais peixe para ajudar nessas funções.
Você também pode gostar
Hormônios
Alguns hormônios são feitos de proteína, o que é mais um motivo para você pensar em colocar o peixe na alimentação das crianças. Pois até funções hormonais podem ser beneficiadas com uma alimentação rica em peixe.
Texto escrito por Ricardo Sturk da Equipe Eu Sem Fronteiras