Hoje em dia a variedade de restaurantes é imensa, e a cada dia que passa a quantidade do estilo self service aumenta gigantescamente. Para o bem ou para o mal, esse cantinho onde você pode comer à vontade pagando pouco, muitas vezes faz com que a armadilha da má alimentação apareça.
Segundo a nutricionista Mônica Beyruti, muitas pessoas encontram na comida um meio de fugir dos problemas para saciar a frustração de algo que não deu certo, um escape para a sensação de ansiedade, de descontentamento ou por problemas de um modo geral.
Nessas horas ela recomenda o bom e velho hábito de respirar fundo e entender qual o sentimento vivido naquele momento.
Controlar a mente é tarefa realmente difícil, mas reconhecer que alguma coisa não está indo bem é o primeiro passo para começar a pensar nos efeitos de suas ações.
Almoçar após um expediente completamente agitado e cheio de afazeres, por exemplo, pode acabar não dando bons resultados. O corpo pedirá por mais do que o necessário e é nessas horas que o bom senso entra em ação.
Como a variedade de alimentos é enorme, até aí fica mais fácil não cair em tanta tentação. A vontade de colocar de tudo um pouco no prato é grande, mas foque nos alimentos de baixa caloria.
Comece pela salada, incluindo no cardápio folhas, legumes e leguminosas para equilibrar e dar energia ao seu corpo. De preferência, inicie esta refeição antes do prato principal, pois a impressão de estar satisfeito será maior.
Para a segunda parte, inclua uma seleção com carne magra, optando por frango, peixe ou carnes como maminha e patinho; uma porção é o suficiente.
No carboidrato, se houver opção, prefira os alimentos de origem integral que são menos calóricos e mais saudáveis.
Arroz, massas ou pães não precisam ficar de fora, mas devem ser consumidos com bastante cuidado.
Temperos leves, pouco sal, óleo e vinagre para temperar as saladas precisam ser utilizados na medida certa. Nada de exageros.
Sobremesas são as maiores tentações, portanto, preste atenção e dê espaço para as frutas. Melancia, melão ou as que contêm mais facilidade em absorver água são boas pedidas.
E por fim, sucos naturais ou simplesmente água completam a sua etapa no self service. Se der aquela vontade de comer um docinho, tudo bem, um pedacinho de chocolate ou um bombom podem ser inclusos no menu.
Você também pode gostar
Ninguém é de ferro e merece um agrado depois de uma jornada estressante.
Escrito por Juliana Alves de Souza da equipe Eu Sem Fronteiras