Um hábito é uma resposta automática, algo que executamos inconscientemente, instintivamente, sem pensar. Somos todos criaturas possuidoras de hábitos. Desde a forma como escovamos os dentes, penteamos o cabelo, colocamos os sapatos, até o modo como executamos nosso trabalho.
Muitas vezes, fazemos determinadas atividades que não nos lembramos de tê-las feito. Estamos tão habituados que muitas coisas são feitas no modo automático.
Cuidado! Bons hábitos produzem bons resultados; maus hábitos produzem maus resultados. É uma questão de causa e efeito.
O sucesso é o resultado de certos hábitos. Uma vez que um hábito se forma, nossos mecanismos automáticos assumem o controle e, inconscientemente, determinam o nosso comportamento em diferentes situações.
Pessoas bem-sucedidas desenvolveram bons hábitos para gerenciar o tempo.
Procrastinações, indecisões e inatividade são hábitos fracos que tem de ser mudados. Todos os nossos hábitos se formam desse modo. Adquirimos um hábito realizando repetida e conscientemente certos atos ao longo do tempo. É necessário prática e tempo para que um hábito se forme. Normalmente, temos de praticar no mínimo por três semanas antes que o hábito se sedimente.
Os hábitos podem ser quebrados substituindo-se uma forma de agir por outra, repetidas vezes ao longo do tempo.
Os hábitos se formam ou se quebram pela repetição de uma determinada ação consciente por um espaço de tempo. É importante saber disso.
Você também pode gostar
Quais hábitos serão necessários para que você alcance suas metas? Quais hábitos terão de ser abandonados? Como você os substituirá?
À medida que você define e repassa suas metas, faça a si mesmo essas perguntas e registre suas respostas. Esse processo poderá lhe abrir as portas para suas novas metas, e, se não o utilizar, essas portas poderão permanecer fechadas para sempre.
Avalie seus hábitos tendo esta frase como base para sua análise:
Qualquer alvo relevante e definido, que é conscientemente fixado e mantido na mente com a firme determinação de ser atingido, acaba por saturar toda a parte inconsciente do pensamento até influenciar automaticamente a ação física do corpo para a realização da meta”. – Napoleon Hill
Sucesso! Felicidades! Vamos em frente!