Saúde da Mulher TPM (Tensão Pré-Menstrual) Universo Feminino

Como a TPM afeta o funcionamento do intestino

Mulher segurando placa do intestino
RyanKing999 / Canva.
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Você sabia que a TPM (Tensão Pré-Menstrual) pode afetar significativamente o funcionamento do intestino em algumas mulheres. Conhecer os sintomas da TPM no intestino permite que as mulheres cuidem de si mesmas de maneira mais consciente e adaptada. Acompanhe o artigo e saiba como a TPM afeta o funcionamento intestinal!

Ir ao banheiro com mais frequência do que o normal é uma das mudanças trazidas pela TPM e pelo o ciclo menstrual. E isso não é um fato isolado que acontece raramente em um pequeno grupo. A maioria das mulheres sente incômodos na região do intestino, pois essa área é bastante afetada quando a menstruação chega. Para saber mais a respeito e entender por que isso acontece, leia o artigo e conheça algumas dicas para amenizar a situação que mais perturba o universo feminino.

Já antes da menstruação muitas meninas se queixam do desconforto ao ir ao banheiro. Em alguns casos é prisão de ventre e retenção de líquidos; em outros, até mesmo diarreia. Esse incômodo se dá devido à liberação da prostaglandina, um hormônio produzido bem no início do período menstrual, que tem como uma de suas funções a contração do útero para que o sangue seja eliminado. Nesse processo, as temidas cólicas menstruais ocorrem, levando muitas meninas a ingestão de analgésicos.

Menina com cólica intestinal.
Antonio_Diaz de Getty Images no Canva

De acordo com pesquisa realizada pela Federação Brasileira de Gastroenterologia, aproximadamente 80% das mulheres (3 mil foram entrevistadas) afirmam sofrer com alterações na rotina intestinal durante a TPM. Com isso, outros sintomas, como mudança de humor, falta de apetite, indisposição e gases, surgem de maneira muitas vezes abrupta, criando uma esfera bem diferenciada da habitual. Tudo irrita, a sensibilidade aflora, o choro aumenta , a paciência encurta e assim caminha a vida com a tensão pré-menstrual.

O intestino é o responsável pela produção e o armazenamento da serotonina, que é o hormônio do bom humor. Portanto, o cenário dificilmente seria diferente. O órgão que é considerado um dos maiores em comprimento funciona como se dentro dele existisse um cérebro. Não é apenas aquilo que comemos que provoca variações nele. O modo como nos sentimos emocionalmente contribui fortemente, deixando-o instável. Ansiedade e nervosismo, por exemplo, são duas das maiores causas de descontrole intestinal.

O que fazer para suavizar esses sintomas?

Alimentação balanceada.
a_namenko de Getty Images no Canva

A TPM pode causar vários sintomas físicos, como desconfortos intestinais. Para aliviar esses sintomas, veja algumas dicas.

  • Alimentação equilibrada: prefira alimentos ricos em fibras (frutas, hortaliças e grãos integrais). Evite alimentos processados, gordurosos e com alto teor de sódio.
  • Hidratação: beba bastante água. É essencial para o bom funcionamento do sistema digestivo e evita a constipação.
  • Exercícios físicos: ajudam a estimular o funcionamento do intestino e aliviar o inchaço.
  • Suplementação e fitoterapia: é possível aliviar os sintomas da TPM com suplementos como cálcio, magnésio, vitamina B6 e ômega-3. Camomila e gengibre também podem ajudar no desconforto intestinal, graças às suas propriedades anti-inflamatórias.

Você também pode gostar:

Se o conteúdo que trouxemos aqui foi útil para você, e você acha que ele também pode ajudar alguma amiga, conhecida ou parente que passe por esse desconforto todo mês, compartilhe este artigo com essa pessoa ou divulgue-o em suas redes sociais. A TPM não é brincadeira, não! E seus sintomas podem, inclusive, dificultar bastante a vida cotidiana, impedindo de realizar até mesmo as atividades mais básicas. Levando essas informações adiante, certamente você irá ajudar uma ou mais mulheres a aliviar os sintomas e ter uma melhor qualidade de vida!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br