Por definição, ‘paciência’ é entender que tudo tem o seu tempo, que tudo vem ao seu tempo. Dar o tempo necessário, para crescer, brotar e florescer. Aceitar o ciclo da vida. Respeitar o fluxo do tempo. Observar o tempo passar. Esperar o tempo certo para plantar, para colher, para agir, para seguir e para aprender.
Uma virtude, mas que às vezes esquecemos e, então, surge a ansiedade, o desespero e a frustração. Mas nada como se lembrar da paciência e praticá-la. Um dia destes li o seguinte: “As coisas acontecem quando você menos espera”.
O fato de entender melhor a paciência, praticá-la, cultivá-la e propagá-la vem, de certa forma, com a maturidade. Crianças, adolescentes e jovens, em sua maioria, querem as coisas tudo para ontem. Isto quando são coisas que lhes convém, ou seja, “prazeres”.
Quando são coisas chamadas “deveres”, não têm paciência para execução e não querem executar. Já com as experiências da vida, as decisões tomadas, as expectativas vividas, a paciência torna-se mais presente em nosso dia a dia.
Os conflitos são comuns: eles doem no coração e distorcem os pensamentos. A paciência é rara, ela acalma o coração e faz a mente brilhar. É preciso postura, firmeza e confiança em si próprio para manter a calma em todos os momentos e ser meticuloso e paciente com os dissabores do meio em que se vive. Afinal, o mundo é uma sociedade. A paciência vence. A paciência vence a oposição. Ela controla você e suas conquistas.
E isto realmente funciona: “As coisas acontecem quando você menos espera”. Respire profundamente 3 vezes. Assuma a responsabilidade e o controle de sua vida. O universo respeita essa lei. Tudo ao seu tempo. É preciso plantar para colher… Agora, se você quer que algo muito importante e relevante em sua vida aconteça, você precisa entrar em ação e “plantar”. E depois, é só esperar e “regar”. Faça o melhor que você pode em todo esse processo e espere. Muitos dirão que você tem sorte, mas na realidade você plantou e regou melhor que os “outros”.
Você também pode gostar
E como diz o líder religioso tibetano Dalai Lama: “Nem o ontem, nem o amanhã, apenas o hoje”. Hoje, nos encontramos onde nossos pensamentos nos fizeram chegar. Tenha paciência!
Sucesso! Felicidades! Prosperidade! Vamos em frente!