O chacra cardíaco é, sem dúvida, um dos pontos energéticos mais delicados de trabalharmos. É nesta região que estão armazenadas nossas emoções mais profundas, lembranças, dores, amores e segredos trancados a sete chaves.
É exatamente para proteger este ponto que vestimos armaduras pesadas que funcionam como barreiras entre nossos corações e o mundo lá fora. Quem nunca teve um coração partido? Quem nunca guardou bem escondida uma mágoa? Quem nunca vestiu um sorriso com o coração gritando de dor? Certamente, todos nós já “permitimos” o desequilíbrio neste ponto energético alguma vez na vida, até porque, como usufruir de toda a plenitude desse chacra sem antes conhecer o “lado sombra” do coração?
A grande questão é se olhamos para as experiências do coração como aprendizado e evoluímos, transformando a dor em amadurecimento, ou se olhamos as mesmas experiências como castigo, mergulhando em sofrimento, desconfiança e incredulidade. O tempo de cura das feridas do coração também deve ser respeitado, é importante acolher a dor e viver o “luto”. Trancar as emoções dentro de um quarto escuro e dizer que passou não é cura, e sim medo. É exatamente neste momento que a nutrição energética atua com um simples tratamento: fortalecer o lado luminoso do coração, acessando o amor-próprio, gratidão e a compaixão.
A fruta que utilizamos para este fim é o maracujá. Se for possível, a flor mais potente se torna o tratamento e junto com a fava da baunilha, traz ainda um aconchego, o colo que precisamos quando decidimos enfrentar “nosso quarto escuro”. Essa combinação nos traz a sabedoria do coração, que é trazida até nós por meio da ferramenta mais poderosa e transformadora que podemos utilizar: o amor.
Você também pode gostar
Chá para as dores do coração Ingredientes - 150ml de água filtrada - Meio maracujá, com casca e polpa - A flor do maracujá, se possível (opcional) - Um quarto da fava de uma baunilha (fava, e não essência) Modo de preparo Lave bem o maracujá com uma esponja separada para isso, separe metade da fruta (casca e polpa) e coloque para ferver com água. Assim que ferver, adicione a flor e a fava de baunilha. Tampe e deixe em infusão por aproximadamente 15 minutos, coe e tome antes de dormir.