A primeira vez que eu fiz pão, me lembro como se fosse hoje, minha querida avó Maria pôs uma bacia em cima da mesa da enorme cozinha e foi me explicando passo a passo. Na época eu devia ter uns 9 ou 10 anos, acredito que daí já surgiu a paixão por fazer pães. Confesso que ainda fico impressionada como esse assunto fascina tantas pessoas, também não é à toa.
Sempre me pergunto: tem coisa mais gostosa de fazer? Aquele cheiro que invade a casa e te denuncia para quem passa pela sua porta é um incentivo até para marinheiros de primeira viagem.
É indescritível preparar a massa, esperar crescer, assá-la e, claro, comer… É muito prazerosa essa experiência! Posso garantir que é até divertido ver farinha, água, açúcar, sal e fermento se transformarem em um alimento rico e saboroso que, minutos antes de sair do forno, que anuncia: desejo ser devorado!
Fazer pão é uma arte e, como toda arte, pede atenção, paciência, técnica, bons ingredientes e braço forte para uma boa sova ou algum equipamento auxiliar nada complicado. O importante é ter em mente que é possível fazê-lo com o que você tem casa. Por isso, fiz questão de gravar na minha casa.
Foi muito engraçado, pois moro em um apartamento de 70 metros quadrados e acabamos filmando boa parte na sala de jantar, já que na cozinha não cabiam pessoas e equipamentos, mas o importante foi que saiu um pão grande, macio e saboroso.
Você também pode gostar
Então, convido você a assistir o vídeo de 11 minutos e colocar a mão na massa!