Gosto sempre de frisar o quanto é importante entender a técnica por trás da receita, pois assim você consegue trabalhar com os ingredientes que tiver em mãos, ou ainda, fazer um prato para atender condições especiais.
Então, pegamos outra receita clássica da confeitaria: o Pão de Ló, ou génoise, e fizemos a substituição da farinha de trigo pelo amido. Essa massa leve e esponjosa à base de ovos que combina com uma gama de recheios, coberturas e caldas, para quem gosta de um bolo mais molhadinho.
A obtenção desse tipo de massa é possível pelos ingredientes utilizados. Nos ovos, temos as claras que são responsáveis pela umidade e a textura aerada. Já as gemas contribuem com o sabor e gordura, além é claro da maciez.
O açúcar, sabor e cor, e convido você a ousar substituir pelo açúcar de coco. Por fim, a farinha que dará a estrutura à massa. Especificamente com a substituição total da farinha de trigo pelo amido de milho, sugiro que experimente também outras farinhas, consegue-se o mesmo resultado da massa leve.
É possível utilizar em forma com furo no meio ou uma assadeira sem furo. Eu optei pela assadeira maior que tinha em casa, com fundo removível, para ficar com uma carinha de torta recheada com o creme de confeiteiro. Finalizei com uma geleia de pêssego caseira.
É isso o que você verá no vídeo abaixo.
Ah! Para a versão com chocolate, reduza a farinha que escolheu e acrescente o chocolate 20g ou 1¹/² colher de sopa, sempre na mesma proporção. Vale lembrar que o chocolate resseca a massa, então todo o cuidado e bom senso sempre serão bem-vindos.
Você também pode gostar