A yoga busca o equilíbrio, tanto interno quanto externo. Se internamente equilibramos corpo, mente e espírito, externamente temos que nos equilibrar também com as pessoas que convivemos. Nisso a ioga também pode ajudar. Quando realizada em grupo ela pode ter esse papel e, se for feita em duplas, com casais, ela pode ajudar a melhorar a conexão entre duas pessoas, com corpo, mente e espírito de ambos trabalhando juntos.
Veja abaixo 6 posições de ioga para praticar com seu parceiro e buscar uma união que vai muito além do corpo físico.
Conheça as posições em dupla
1) Torção das costas sentados
A coluna reta ajuda a alinhar as energias que passam pelo centro do corpo em linha reta, pelos chakras e por isso é importante sempre dar uma boa atenção para a postura e como você posiciona as suas costas. Essa postura em dupla ajuda a movimentar as energias e a alinhar a postura de ambos, para que o equilíbrio energético aconteça em conjunto. Sentados, de costas um para o outro, com postura bem reta, torça o tronco para um lado lentamente, depois volte e faça o mesmo para o outro lado. Você pode colocar a mão no joelho de seu parceiro para ajudar a ter equilíbrio.
2) Pés unidos
Os pés e pernas sustentam o corpo e são essenciais para termos uma base de apoio firme, inclusive energeticamente. Nessa posição, sentados um de frente para o outro, vocês irão dar as mãos e unir as solas dos pés para que o apoio de um seja o apoio do outro. É uma experiência de dependência harmônica, na qual um mostra para o outro que podem encontrar firmeza no outro, de forma equilibrada.
3) Equilíbrio em dupla
De pé, cada um ficará apenas com um pé apoiado no chão e com o outro apoiando na parte interna da própria perna. Um dos braços passará por trás das costas para a mão segurar na mão do parceiro. Os troncos estarão unidos um no outro. Essa posição fortalece o equilíbrio que você tem com o seu parceiro, pois um usará o lado esquerdo do corpo para se apoiar no chão enquanto o outro usará o lado direito. Essa posição simboliza o equilíbrio entre pessoas que usam energias opostas para um objetivo em comum.
4) Expansão e força
Nessa postura, um de costas para o outro, ambos vão posicionar uma perna para frente, com o joelho dobrado, enquanto as mãos se unem com as mãos do parceiro no alto. Essa postura tem o efeito de expansão energética e ajuda a dar força para o casal.
Você também pode gostar
5) Diferentes pontos de vista
De costas um para o outro, você dobrará sua coluna para frente, e o seu parceiro fará o mesmo, até que possam se enxergar através das frestas das pernas. Esse é um exercício para conseguir enxergar o outro por uma perspectiva diferente, o que é muito importante para qualquer relacionamento. Quando conseguimos compreender o outro por diferentes pontos de vista, aprendemos a aceitar que a nossa visão não é o único jeito de enxergar o mundo e as pessoas como elas são.
6) Repouso
De joelhos, sente sobre as panturrilhas e incline o tronco até a testa tocar o chão ou ficar bem próximo dele. O seu parceiro fará o mesmo, mas sobre o seu corpo. Essa é uma posição de repouso, que tem o objetivo de fazer ambos repousarem com a energia de um interagindo com a energia do outro, tornando o descanso mais dinâmico.