Convivendo

30 minutos na natureza reduz depressão e doenças cardíacas

natureza
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Estamos cada vez mais cercados de grades, de cinza, concreto e nos tornamos usuários massivos de tecnologia. Em contrapartida, cada vez temos menos contato com o verde, os animais e até mesmo o ar puro. Será que essa equação também explica os crescentes casos de depressão, doenças cardíacas, ansiedade e crises de estresse? Infelizmente, sim!

Não é novidade pra ninguém que a natureza nos dá ar puro e minimiza o risco de doenças respiratórias, por exemplo. No entanto, um estudo da Universidade de Queensland, na Austrália, revelou que pessoas que têm pelo menos 30 minutos diários de contato com a natureza também estão menos propensas a desenvolver doenças cardíacas, hipertensão e depressão. O estudo contou com a participação de cerca de 1500 pessoas que foram acompanhadas de perto e mostraram um ganho de qualidade significativo em sua saúde apenas a partir de mudanças de hábito.

Mulher de costas com braços aberto em montanha com paisagem de natureza

Estar em contato com a natureza nos faz manter nossa mente mais calma, nossa respiração em harmonia e até mesmo estimula produção de hormônios que nos deixam instantaneamente mais felizes. É também comprovado que quando temos mais contato com a natureza, tendemos a adotar hábitos mais saudáveis como a prática de exercício físico e uma alimentação mais natural, dando prioridade para legumes, verduras e frutas. Estar em contato com animais também estimula e fortalece diretamente nosso lado emocional, reduzindo riscos de depressão, ansiedade, síndrome do pânico, nervosismo ou grandes crises de estresse.

Garota dançando no meio da natureza
Foto de Jackson David no Pexels

Diante do estudo, algumas cidades da Austrália perceberam o óbvio: se os governos investirem mais em áreas verdes, praças e parques no meio da cidade, menos precisarão se preocupar com serviços de saúde púbica que vivem sobrecarregados de cidadãos doentes por conta da vida atribulada e moderna.

Você também pode gostar de:

A natureza só traz benefícios e meios para uma vida mais saudável, feliz e também econômica. Já que os gastos com remédios, terapias e até mesmo com tecnologia dispensável seriam reduzidos significativamente.

Tente começar a mudança por você. Procure áreas verdes perto de sua casa ou de seu trabalho e fique ao menos 30 minutos desfrutando deste ambiente, garanto que as mudanças serão rapidamente notadas e extremamente gratificantes. Sua saúde e sua mente agradecerão!


Escrito por Roberta Lopes da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br