Olha o tamanho da minha espinha no rosto! Pronto! Bastou falar e você não consegue mais parar de olhar para ela. Ela, minha espinha, ganhou todo o foco de atenção que poderia ter sido projetado para o quanto o meu cabelo está bonito, o quanto estou bem arrumada, o quanto estou feliz, entre tantas outras coisas boas que temos e não exaltamos. Mas preferi focar na minha espinha! Poderia ser também para o quanto estou fora do peso, o quanto o meu cabelo está feio, o tamanho do meu braço, o quanto não consigo isso ou aquilo… Essas coisas que a gente “adora” evidenciar. Vamos parar com isso agora e colocar o foco e falar sobre o que temos de bom?
Você já reparou quantas vezes damos muita atenção para as coisas pequenas e quando percebemos, ela se tornou um furacão?
Vejo e aprendo muito com a minha filha, Maria Eduarda, de 8 anos. Ela tem um temperamento forte e não gosta de ser chamada a atenção. Ela é do tipo “sabichona”, se é que me entendem. Muitas vezes, quando chamo a sua atenção, algo que era somente para orientá-la, vira uma discussão desnecessária. Ela fica brava, faz uma enchente em um copo d’agua e quando ela percebe, está enrolada até o pescoço nas suas malcriações e não consegue sair da situação que se colocou. Situação na qual, um simples “desculpa, mamãe” acabaria com o problema. E uma bobeira dessa termina com um estresse desnecessário na família e um final de semana sem eletrônicos para ela. Precisava?
Onde você coloca o seu foco? Nas coisas boas ou nas ruins? Nas suas qualidades ou só nos seus pontos a desenvolver? Ou pior, coloca naquilo que você não tem controle e não pode mudar?
Não estou falando que você não deva olhar para aquilo que te incomoda. Estou dizendo para você não olhar somente para isso e não falar somente disso. Eu aposto e ganho que você tem muitas coisas boas para falar sobre você.
Vamos fazer um teste essa semana e só olhar para as nossas qualidades? Se olhar no espelho e valorizar aquilo que temos de bom e somente isso? Se o nosso olhar se desviar para algo diferente disso, a gente aproveita e pratica o autocontrole voltando para o nosso foco inicial? Vamos deixar as outras coisas para dermatologistas, endocrinologistas e academia resolverem?
Você também pode gostar:
Vou te contar uma coisa que tenho orgulho de mim… Sou uma pessoa que já passou por poucas e boas e nunca deixei a peteca cair! Caio e levanto na mesma velocidade. Um dia falo mais sobre isso.
E você, me conta uma coisa da qual você se orgulha a seu respeito? Vou adorar saber!