2018 está chegando e eu te convido a fazer uma coisa quase vintage: ter uma agenda!
Mas calma, não me venha com argumentos de que o celular pode fazer isso por você e que não existe motivo algum para escrever em um papel hoje em dia. O que quero te convidar, na verdade, é para fazer uma agenda muito mais elaborada e com diversos outros benefícios: a ideia é fazer um Planner, melhor ainda: um Life Planner.
Você já percebeu que muitas das coisas que pretendemos fazer caem no esquecimento ou apenas não são cumpridas, pois não conseguimos tempo para elas? Pois bem, a chave para tudo isso mudar é a organização! E uma das melhores formas para conseguir se organizar e ao mesmo tempo visualizar tudo que se pretende fazer em 2018 é construindo um life planner.
Ele até pode ser digital se você preferir, mas garanto que nada como um bom caderno, muitas canetas coloridas e alguns adesivos para indicar importâncias ou categorias. A ideia é que você tenha toda a sua vida organizada em um local só. Desde tarefas simples até os objetivos mais longos e projetos mais complexos.
Uma das formas mais organizadas e facilitadoras de um planner é dividi-lo em quatro grandes áreas:
1- Agenda
Aqui não existe segredo, é uma agenda propriamente dita, com todos os dias do ano. E ela serve exatamente para a mesma coisa, anotar compromissos. O importante é delimitar que nesta área entrarão apenas os compromissos com data específica, coisas que não podem ser feitas em nenhum outro dia do ano, como uma consulta médica marcada, a entrega de algum trabalho ou aquela reunião importante. Se acostume a olhar todos os dias, logo no início do dia, quais são as suas tarefas.
2- Checklist
Sabe aquelas listas que você faz em post-its e cola no monitor ou escreve em um bloco qualquer e depois não encontra? Pois bem, nesta área você colocará tudo que precisa de um processo para ser feito e é repetido algumas vezes durante o mês, como compras no mercado, por exemplo, ou o relatório mensal que precisa entregar para o seu chefe.
3- Tarefas
Aqui a ideia é passar para o papel tudo que está (ou deveria estar) na sua mente. Vale tarefas imediatas e tarefas a longo prazo, desde que se comprometa a fazer divisões que tornem isto visualizável. Jogue para o seu planner qualquer coisa que tenha se comprometido a fazer.
Você também pode gostar
4- Projetos
Esta é a área do seu planner em que você provavelmente mais escreverá, discorrendo sobre cada etapa e cada objetivo que pretende atingir. É uma área para projetos maiores, que provavelmente ocorrerão em longo prazo.
Óbvio que estas áreas são apenas ideias, você pode se organizar da forma que mais se adequar com o seu tipo de vida e com as suas necessidades. O importante é ter neste caderno um refúgio para as suas ideias e uma forma de fácil consulta sempre que precisar. Se torna muito mais fácil ter uma vida plena quando tudo que precisamos está reunido em apenas um lugar.