Você está em busca de uma vida mais organizada, não é? Pode parecer simples, mas muitas pessoas têm dificuldade em manter não só as coisas ajeitadas, mas também suas vidas.
O método de organização japonês Kanban é uma alternativa simples que, traduzida literalmente, significa registros em placas. É muito utilizado na administração de indústrias, no controle do fluxo de produção, mas seu conceito funciona em diversas frentes.
Nesse método, a utilização de murais auxilia na compreensão do que se precisa fazer. Além de ajudar a ter uma visão geral de um projeto, o Kanban contribui para uma observação do andamento que se está alcançando, melhorando a motivação e a energia para cumprir suas metas.
Como fazer o método Kanban?
Primeiro você precisará de um mural e papéis autocolantes, mas se não tiver estas ferramentas, pode utilizar uma parede, papel e durex, ou até uma folha simples de papel.
Depois, você dividirá sua vida em três colunas:
– A fazer
– Fazendo
– Feito
É legal fazer cada tópico em cores diferentes de papel, para que assim você consiga diferenciar cada coluna a partir das cores.
Se você sentir necessidade, pode adicionar mais colunas, por exemplo, com tópicos para “fazer hoje”, ou “aguardando” e também “urgente”. Avalie, principalmente, as suas necessidades em relação à organização.
Você pode utilizar o método Kanban em diversas áreas da sua vida, até mesmo na vida profissional. Por exemplo: separe um espaço da sua mesa de trabalho para deixar bem à mostra as suas tarefas, separando-as pelas colunas que achar necessárias. Outras opções são possíveis como organizar seus tópicos de estudo, compromissos, organização de festas, etc.
Além disso, este é um método versátil e que traz diversos benefícios para a sua saúde mental como:
– Organizar a sua mente
– Te manter motivado e focado
– Te ajudar a terminar projetos
– Diminuir o seu estresse
Você também pode gostar:
Se você já faz uso desse método ou vai começar agora, comente abaixo a sua experiência pessoal e ajude outras pessoas a se organizarem melhor.
Escrito por Gabrielle Carreira da Equipe Eu Sem Fronteiras.