Conhecidas também como acnes, as espinhas são pequenas lesões, normalmente arredondadas cheias de sebo ou pus criados pela própria pele.
São comuns na adolescência em decorrência do grande número de hormônios em ação, mas podem aparecer também em indivíduos de pele oleosa, no uso constante de hidratantes e má alimentação por parte do paciente.
Por mais tentador que pareça, não recomenda-se estourar espinhas e furúnculos. Os problemas podem se agravar, evoluindo para uma ferida e facilitando a entrada de bactérias além de escurecer a região após a cicatrização deixando manchas e marcas na pele.
Em seu livro, Cristina Cairo afirma que espinhas e furúnculos revelam “sujeiras” acumuladas no subconsciente de pessoas que só conseguem enxergar as coisas ruins da vida.
O que são espinhas e furúnculos?
Embora muitas vezes sejam confundidos, as espinhas e os furúnculos são lesões distintas na pele. Para aprender mais sobre cada uma delas, aprofunde-se nas características que furúnculos e espinhas apresentam!
A acne, popularmente conhecida como “espinha”, é uma lesão provocada pelo aumento da produção de sebo no corpo de uma pessoa a partir das glândulas sebáceas. Esse sebo é como um óleo, que entope os poros e facilita a proliferação de bactérias, que podem gerar uma inflamação na pele.
Por esse motivo, é comum que uma espinha comece como um pequeno relevo na sua pele, em qualquer parte do seu corpo, e aumente com o tempo. Você pode notar que, depois de alguns dias, o centro da espinha ficará amarelado ou branco. Esse é o pus resultante da inflamação e não deve ser manipulado.
Ainda que você queira espremer todas as espinhas que surgem, não faça isso. O ideal é identificar a causa dessa lesão com auxílio profissional. Alguns fatores comuns são a ingestão de alimentos oleosos, a falta de higiene diária na pele e as alterações hormonais. Com exames e orientação, é possível se livrar desse incômodo!
Diferentemente das espinhas, os furúnculos são uma infecção de pele e é possível identificá-lo como um nódulo avermelhado, duro e quente. Além disso, há um centro amarelo que indica a presença de pus na região, como no caso de uma acne inflamada.
Enquanto as espinhas são apenas o aumento da produção de sebo, os furúnculos são provocados pela bactéria Staphylococcus aureus, atingindo o folículo piloso, a glândula sebácea e o tecido subcutâneo ao redor dela. Quanto mais o tecido for afetado, maior será o tamanho do furúnculo.
Apesar disso, o furúnculo dificilmente evolui para um problema mais sério. Você não deve espremê-lo, mas pode aplicar uma compressa de água quente na região afetada para acelerar o processo de melhora, que acontecerá naturalmente. Em algumas situações, será preciso tratar o problema com antibióticos.
Assim, para evitar que os furúnculos se desenvolvam, lembre-se de manter a boa higiene no seu corpo, de utilizar roupas que facilitam a respiração e que não provocam atritos com a pele e de fortalecer a sua imunidade sempre que possível.
Espinhas e furúnculos segundo Cristina Cairo
Significam acreditar nas coisas feias da vida e mostram que a pessoa guarda no coração acúmulos da “podridão do mundo”. Sente raiva de si mesma e está sempre desconfiada. Famílias que educam as crianças procurando mostrar as coisas feias da vida para que possam aprender a se cuidarem sozinhas, provocam espinhas e furúnculos, como manifestação da “sujeira” registrada em seu subconsciente.
Por outro lado, também uma educação com o intento de afastar todas as tristezas do mundo, para poupar uma criança de sofrer antes da hora faz com que ela, já adulta, não saiba suportar os problemas que advirão. Isso faz seu mundo infantil desmoronar de uma só vez e ela passa, então, a acreditar no que é “feio”. Busque a essência da vida em seu interior: lá está o verdadeiro equilíbrio que você procura. Em tudo o que fazemos deve haver um meio-termo para que os dois pólos energéticos do Universo estejam em harmonia.
O que você vê de feio é apenas reflexo daquilo que você acredita. Portanto, saiba que se você deixar a vida apenas fluir e entender que tudo nos ensina o caminho para um futuro bom, suas espinhas ou furúnculos desaparecerão. Ache-se uma pessoa bonita e ame as pessoas pelo o que elas são, pois elas, como você, estão apenas procurando ser felizes. Devemos auxiliar as pessoas para que elas tenham pensamentos bons e acreditem que a beleza vem do coração e se projeta no corpo e na alma. Seja você quem fale de amor e que confie no poder renovador da natureza. Não se prenda aos acontecimentos, pois tudo é passageiro e muda com o tempo. Quem repudiar os problemas e em medo de perder a pureza do coração acaba mesmo acreditando no “sujo” e no “feio”.
Você também pode gostar
- Identifique quando a acne pode ser considerada um sinal de alerta!
- Cuide-se por dentro e assim cuidará das suas espinhas, melasmas e rosáceas!
- Reflita sobre o que a sua acne pode dizer sobre você!
A vida é maravilhosa, é só querer ver. Ponha em prática sua nova conduta de paz, amor e compreensão, tenha calma para com outras pessoas, principalmente com sua família e sua pele será tão macia como seu espírito.
Texto baseado no livro de Cristina Cairo: Linguagem do corpo 1 – Aprenda a ouvir seu corpo para uma vida saudável