O egocêntrico é aquele em que predomina o Eu, e o empático o Nós.
A gente sempre se acha no empático, só o outro é egocêntrico, não é? Não.
Oscilamos numa eterna série complementar entre eles… em algumas situações somos muito egocêntricos, já em outras somos mais empáticos, e isso varia muito conforme nossa evolução nas mais diversas áreas da vida.
Acontece que têm pessoas que são predominantemente egocêntricas na maioria do tempo, e esses são os que não sentem culpas, nem passam por conflitos internos, já que seu caráter ainda está em evolução, mas sentem muita frustração por não serem atendidos, e podem ser muito cruéis quando isso acontece…..
São contidos apenas pela censura externa, porque importam-se muito com o que os outros pensam e ainda terão um bom percurso rumo a evolução moral-empática, mas todos chegaremos lá!
Se você sente culpa quando faz algo que não é bacana para os seus padrões, ótimo! Bom sinal!
Você também pode gostar:
O importante é não parar na culpa e dar um passinho à frente para que ela caminhe para o arrependimento e, na sequência, uma mudança de comportamento.
Estamos na era do NÓS, do TODO, onde cada vez menos o EU terá lugar. Então, é bacana nos observarmos, com gentileza, para ir melhorando progressivamente, porque a evolução não dá saltos! É tudo lento, gradual e progressivo.
E vamos seguindo em frente…
Com amor.