A Medicina Chinesa traz conhecimentos importantes da relação existente entre a energia e a matéria. O equilíbrio ou desequilíbrio entre as energias presentes em cada ser humano, como as energias yin e yang, são capazes de promover saúde, bem como estar relacionadas no processo de doença. A Medicina Chinesa também afirma que por meio dos elementos da natureza como a água, o fogo, a madeira, a terra e o metal ocorrem várias influências entre ambos, gerando benefícios ou malefícios à saúde.
Esses elementos compõe a natureza e por meio dos seus movimentos, na relação entre ambos, provocam reações que influenciam tanto a energia quanto a matéria, gerando, assim, o processo de saúde ou doença propriamente dito. A outra forma importante de destacar o estudo milenar da Medicina Chinesa é por meio da correlação dos órgãos e vísceras através das funções energéticas, orgânicas e funcionais. Para a Medicina Chinesa, quando ocorre o desequilíbrio energético, iniciam-se os sinais e sintomas de uma doença, pois energia e matéria estão interligadas, tendo uma efeito sobre a outra.
A Medicina Ayurvédica se baseia nos cinco elementos básicos da natureza como o éter, o ar, o fogo, a água e a terra. Esses elementos da natureza se unem em duplas para formar os chamados doshas, que correspondem ao perfil biológico de cada indivíduo, influenciando o sistema psicofísico, promovendo seu equilíbrio ou desequilíbrio, expressando isso na presença da saúde ou das patologias.
A Programação Neurolinguística faz uma análise profunda de muito estudo por meio do poder transformador do inconsciente. Explica a relação existente entre as funções cerebrais, por meio da neurologia, e o desencadeamento de doenças, pela grande influência do sistema mental e emocional na comunicação com o sistema corporal.
Há uma comunicação interna que expressa a realidade dos pensamentos e sentimentos por meio do corpo. Quando há harmonia nessa comunicação pode-se concluir a existência da saúde. No caso de desarmonia, a doença se manifesta, então é necessário realizar uma reprogramação para alterar “programações prejudiciais”, restabelecendo a saúde. Por meio de comandos cerebrais, cada indivíduo pode programar pensamentos e ressignificar sentimentos favorecendo a sua saúde na interrelação com o corpo. A PNL trata de utilizar os recursos cerebrais de forma eficiente e eficaz para promover a saúde. É um poder que existe em cada ser humano para ser utilizado no benefício de sua saúde.
A Psicossomática evidencia os efeitos do sistema psicológico sobre o corpo físico. Os fatores psicológicos são de fundamental importância para gerar saúde ou doença. São decisivos para promover o estado de harmonia ou desarmonia psicológica que influencia diretamente no sistema orgânico produzindo saúde ou doença.
Visto essas informações, dentre outras várias práticas milenares que estabelecem o princípio do contato entre os sistemas mental-emocional-energético e corporal, percebe-se que a sua correlação pode desencadear o processo de saúde ou doença. É fundamental gerar o equilíbrio entre todos os sistemas criando o estado de harmonia essencial para a saúde plena.
Somos responsáveis pela saúde que geramos ou pela doença que criamos. Saúde é uma condição da qualidade de vida criada! Tudo depende e acontece por você!
Amor & Luz!
Abraço fraterno!
Você também pode gostar de outros artigos do autor. Acesse: https://www.eusemfronteiras.com.br/autor/karina-schuler/