Já se perguntou se aquela voz lá do fundo está tentando te proteger ou te boicotar? Ou se quem está falando com você é o seu ego ou o seu Eu Superior (ou sua intuição, seu guia, seu ser essencial)?
Aqui vão duas dicas sobre como identificar quem é que está falando com você.
1. Através do corpo
“A mente pode mentir, o corpo não”. Seu corpo sempre dará indicação se aquilo está alinhado com a sua essência ou não. Normalmente isso aparece na forma de uma contração: no estômago, na região do coração. O que está alinhado com a essência sempre expande: é como se você pudesse respirar profundamente.
Adyashanti, professor e autor americano, diz que o ego aparece “como um punho fechado no estômago”.
Você pode efetivamente perguntar: “quando eu penso em x, expande ou contrai?”
2. Através da intuição
A voz da intuição vem rapidamente, e se você não faz algo imediatamente com ela, desaparece.
Adyashanti diz que a voz do Ser é “gentil, sucinta e breve; não argumenta seu ponto. O ego analisa.”
É por isso que em coaching, quando alguém tem um insight, primeiro celebramos. Depois usamos aquela força para estimular o cliente a fazer uma ação que vai ajudá-lo a alcançar o seu objetivo. Perguntamos: “o que você vai fazer com isso?” ou “como você pode usar este insight para fazer x?”.
Além da meditação, você pode estimular a intuição através da escrita, por exemplo. Dedique-se a escrever três páginas de qualquer coisa que lhe vier à mente todos os dias. Desta forma você esvazia a sua mente e se abre para a inspiração.
Você pode ainda pedir para o seu Eu te guiar diretamente através de perguntas.
Rudolf Steiner, criador da Antroposofia, ensinava a fazer as perguntas antes de dormir e esperar a resposta, que pode vir num sonho ou num telefonema no dia seguinte.
Em Access®, usamos as perguntas para nos abrirmos para soluções não pensadas. A mente apenas vê um número possibilitado de possibilidades, enquanto o nosso Ser enxerga muito mais. Algumas perguntas utilizadas são:
– “Como pode melhorar tudo isso?” – “O que é certo sobre isso que não estou percebendo?” – “Onde estou escolhendo não ter escolha?” (quando você está arrumando um problema para cada solução) – “O que mais é possível?” (quando você não consegue enxergar uma solução).
Você também pode gostar
Quanto mais você exercitar sua intuição, mais o seu Ser se fortalece, porque ele sabe que será ouvido. A meditação também nos ajuda a estarmos abertos a sermos guiados.
Convido você a fazer o teste e compartilhar conosco!
Você pode se interessar por outros textos dessa mesma autora. Acesse: E o que a criatividade tem a ver com espiritualidade e autoconhecimento?