A espiritualidade pode ajudar na arte de viver juntos em tempos difíceis?
Nem sempre os casais conseguem fazer do dia a dia um belo quadro expressando o mais verdadeiro amor ou uma poesia de belas e harmoniosas rimas entonadas pelo mais profundo amor.
Parece que há dias que a tinta derrama e borra o quadro, que a tinta colorida está preta e branca e sem brilho. E palavras duras quebram a rima dos versos de amor da poesia.
E em tempos de pandemia, parece que a arte de viver juntos é testada? Teste do financeiro, da saúde física e mental, da empatia dentro de casa, dos nervos à flor da pele, o medo da morte do relacionamento, sem falar das mortes causadas pela Covid-19.
Muitos casais, ou pelo menos um dos parceiros, têm visto nesse atual momento um alento na busca pela espiritualidade. A busca por um sentido de conexão com algo maior que si próprio, a reconexão com o espírito, ouvir a voz interior, se aproximar um pouco do Amor Incondicional. Para alguns, a espiritualidade está relacionada à vivência religiosa; para outros, é algo independente.
Nós, como espíritos vivenciando essa experiência humana aqui na Terra, nesse momento de transição, ao nos conectar com essa Luz Maior, podemos atravessar essa tempestade com mais facilidade e menos sofrimento. Para isso, o casal precisa se conectar com esse Amor Maior e refleti-lo em suas palavras e ações. Amar não é ficar parado, como um príncipe mimado, esperando que suas necessidades sejam atendidas, sem haver retribuição pelo amor recebido. Amar é agir amorosamente. Assim os casais podem encontrar juntos, e conectados com a espiritualidade, soluções criativas à medida que os obstáculos aparecem:
Ver o outro também como um espírito vivendo sua experiência terrena.
Respeitar os limites da outra pessoa.
Dividir uma dor num momento difícil.
Havendo necessidade, refazer o planejamento financeiro.
Demonstrar sua lealdade.
Se alegrar com o sucesso do seu par.
Alimentar o bom humor na relação.
Dividir as tarefas da casa de forma justa — e as responsabilidades com filhos, caso os tenha.
Escutar o(a) companheiro(a).
Se unir em oração.
Incentivar o crescimento do par.
Apoiar o(a) parceiro(a) em momentos de dor ou dificuldades profissionais.
Assumir sua parte dos problemas da relação e não apenas atribuí-los ao outro.
Fazer planos juntos para colocar em ação quando essa fase passar.
Você também pode gostar
- Veja 15 coisas que casais saudáveis fazem juntos
- Mantenha a conexão do seu relacionamento cada vez mais forte com 4 pilares
- Qual o segredo para um relacionamento duradouro? Leia e descubra!
Acontece que muitas vezes os casais se envolvem tanto com as questões materiais que esquecem de praticar a espiritualidade no dia a dia, como os exemplos que citei anteriormente e muitos outros que precisam ser praticados.
Quando o casal consegue falar a língua da espiritualidade, a língua do amor, abre-se dessa maneira para a felicidade da alma, felicidade que chega e, ao ser cultivada, permanece e cresce.