Para executar nossa missão aqui na Terra, trazemos quatro disposições principais:
- Vindas do zodíaco;
- Dos planetas;
- Dos temperamentos (colérico, sanguíneo, melancólico e fleumático);
- Da hereditariedade.
Depois, outras coisas vão influenciar: o lugar onde nasceu, a raça, a época, a língua.
Hoje, vamos nos ater um pouco sobre a influência dos planetas em nossa predisposição e em como eles atuam em cada setênio (ciclo de sete anos). Mais abaixo você verá também como eles influenciam a maturidade (a partir dos 63 anos).
Os planetas e os setênios
0 a 7 — Lua: desempenha um papel fundamental na determinação de nossa forma e constituição, bem como traz, durante a vida, as forças do passado para o presente.
7 a 14 — Mercúrio: atua com sua influência benéfica e harmonizadora. É o período em que (potencialmente) estamos mais longe da morte.
14 a 21 — Vênus: exerce uma influência intensa na esfera erótica e nas ideais do terceiro período de sete anos.
21 a 42 — Sol: forma particularmente o desenvolvimento da nossa alma. Esta é a esfera da qual os seres humanos obtêm o poder de assimilar eventos passados e desenvolvê-los. Deste período em diante, temos cada vez mais a oportunidade de caminhar em direção ao futuro e nos libertarmos do passado, a fim de realizarmos os objetivos que nos propusemos na vida.
42 a 49 — Marte: atua na individualidade.
49 a 56 — Júpiter: permite estruturar o curso da nossa vida com sabedoria crescente.
56 a 63 — Saturno: permite fazer uma retrospectiva da nossa vida, o que nos leva a adotar uma atitude questionadora: “Realizamos nossos objetivos?”.
Disposições planetárias na adolescência
Segundo a Gudrun Bukhard, que sistematizou a biografia antroposófica no Brasil, há algumas predisposições planetárias que aparecem já na adolescência e que podem servir como orientação para a escolha da profissão.
Disposição ‘marciana’: Pessoa prática, ativa; gosta de desafios. Pode ser um bom empreendedor, um esportista.
Disposição ‘saturnina’: pessoa que vai mais fundo nas coisas. Tem qualidades para ser um pesquisador. Pode ser filósofo, historiador, arqueólogo.
Disposição ‘jupiteriana’: Tem facilmente a imagem do todo. É alegre e jovial. Pode ser empresário, gerente, líder político e estratégico, organizador.
Disposição ‘venusiana’: Pessoa estética, criativa. Gosta de cuidar, portanto pode ser um terapeuta. Pode estar ligado a à arte.
Você também pode gostar:
Disposição ‘mercurial’: Pessoa curiosa, inquieta, inovativa. Aptidões comerciais, turísticas ou de mediador.
Disposição ‘lunar’: Pessoa calma, passiva, que gosta de cuidar; reservada. Pode ser cozinheira, nutricionista, agricultora. Gosta de organizar e colecionar.
Disposição ‘solar’: É um tipo em que as demais forças estão em equilíbrio. “O Sol traz luz (expressão da sabedoria), calor (expressão do amor) e vida (expressão da criatividade).” Consegue sintetizar bem o pensamento. Pode fazer qualquer atividade em que empregue sua criatividade e seu coração magnânimo.
A influência positiva dos planetas na maturidade
Depois dos 63 anos, começamos a viver uma “nova infância” e os planetas passam a nos influenciar de uma nova maneira. Na verdade, nem podemos chamar de “influência”, uma vez que, para a antroposofia, estes são os chamados “anos livres”, e existe apenas uma potencialidade (dependendo do trabalho interno) de que algo aconteça:
- Lua: impulso para adoção de um novo estilo de vida.
- Mercúrio: forças curativas introduzem nova vitalidade e longevidade.
- Vênus: beleza purificada, o brilho da idade avançada, que vem com a sabedoria.
- Marte: ousadia.
- Júpiter: criatividade renovada e um porte altivo.
- Saturno: reverência pela vida e estatura moral.
A influência negativa dos planetas na maturidade
Se o trabalho interno não foi feito ou se a pessoa se prende à segurança do passado, em vez da liberdade do futuro, estas são as potenciais influências negativas (sombras) dos planetas:
- Lua: superficialidade.
- Mercúrio: avareza e preocupação extrema com a saúde.
- Vênus: preocupação extrema com a aparência.
- Marte: tendência a brigar.
- Júpiter: presa a ideias fixas e criticismo.
- Saturno: mau temperamento e pessimismo.