Entre os 22 Arcanos Maiores do tarô, A Sacerdotisa é a segunda carta e carrega um teor muito espiritual. Ela transita entre a luz e a escuridão, está relacionada à figura feminina e à energia da Lua, e seu elemento é a água.
Se você procura por uma certeza, cuidado para não se decepcionar com a leitura dessa carta. Ao invés do “sim” ou do “não”, sua essência remete ao “talvez”. A Sacerdotisa não incentiva o movimento. Pelo contrário, sua ordem é aquietar-se.
Essa carta também é conhecida como Perséfone, Voz Interior, Ísis, A Donzela, Papisa, entre outras nomenclaturas, variando de baralho para baralho. Mas seu significado essencial é sempre o mesmo, como veremos adiante.
Te convidamos a continuar a leitura e mergulhar na aura de mistério dessa carta tão importante no tarô. Aprenda seu significado, quais elementos a compõem e outras curiosidades que a envolvem!
Direto ao ponto
Significado dos elementos da carta
A imagem da Sacerdotisa varia seus detalhes entre os diferentes baralhos que existem. Então, aqui tomamos como base de análise um dos mais tradicionais, o Tarô de Rider Waite. A escolha se deve ao fato de que esse baralho contém os elementos mais importantes para o significado geral da carta. Confira!
- Coroa e manto: o manto azul e a coroa de Ísis fazem referência ao conhecimento divino.
- “B” e “J”: as letras, que aparecem nas colunas ao lado da Sacerdotisa, representam Boaz e Jachin, respectivamente, que são os pilares da força e do estabelecimento.
- Preto e branco: as cores representam a dualidade, negativo e positivo, bom e mau, a luz e a escuridão.
- Tapeçaria com romãs: as romãs, em si, simbolizam a fertilidade. O posicionamento da tapeçaria indica o mistério, aquilo que está oculto.
- Pergaminho: parcialmente exposto, simboliza a sabedoria e o conhecimento sagrado e oculto. Nele aparece escrita a palavra “Tora”, referência ao livro sagrado da religião judaica.
- Cruz: localizada em seu peito, representa o equilíbrio entre mente, corpo, espírito e coração.
- Lua crescente: posicionada abaixo do pé da Sacerdotisa, representa o inconsciente e o domínio sobre a intuição.
Similaridades e diferenças da Sacerdotisa em diferentes baralhos
Além do baralho Rider Waite, criado em 1910, por William Rider, existem outras versões, nas quais alguns detalhes mudam. Em todas elas, a Sacerdotisa usa uma coroa e roupas longas, está sentada em um trono e carrega, em sua mão, algo que simboliza o mistério ou o conhecimento. A dualidade de cor também sempre está presente, além de ser representada pelo número 2, que indica o equilíbrio, o auxílio. Mas cada baralho apresenta suas peculiaridades.
Tarô mitológico
Criado em meados de 1980, por Liz Greene e Juliette Sharman-Burke (astróloga e taróloga, respectivamente), traz a Sacerdotisa representada por Perséfone. Seu vestido é branco e ela está de pé. No lugar de um trono, há uma imponente escada atrás dela. Na mão, Perséfone segura uma romã. Nas duas colunas, não aparecem as letras “B” e “J”.
Tarô de Marselha
Nesse popular baralho, a carta é chamada de A Papisa (La Papesse). A figura feminina carrega um livro aberto no colo, em vez de um papiro. Seu rosto apresenta o aspecto de uma mulher mais velha, ao contrário de outras versões. O manto usado é vermelho, e tanto seus pés como o topo de sua coroa estão cortados na imagem.
Tarô Egípcio
Essa versão também traz A Sacerdotisa (aqui representada por Ísis) com um livro aberto em seu colo. Seu peito está desnudo e sua mão segura uma cruz ansata, símbolo da vida. A imagem mostra Ísis sentada em um trono, dentro de um templo. A dualidade de cores já não aparece em preto e branco, mas sim, em tons coloridos.
The Wild Wood Tarot
Aqui há outra mudança na nomenclatura da Sacerdotisa, chamada The Seer (A Vidente). A imagem mostra uma mulher tentando se comunicar com espíritos — animais ou ancestrais — através da água, como uma clara representação de uma sacerdotisa xamânica. Inclusive, ela está em meio à natureza.
Tarô Alquímico
Nesse tarô de Robert Place, a carta é denominada como A Alta Sacerdotisa e trata-se de uma figura feminina dentro de um barco em formato de Lua Crescente. Sua coroa também possui esse formato, enquanto, ao fundo, uma Lua Cheia ilumina o céu. Em sua mão, existe um livro, mas está fechado.
Como a Sacerdotisa te ajuda a se conectar com sua intuição?
Enquanto outras cartas exploram o movimento, A Sacerdotisa nos incentiva a parar e refletir. Ela revela que nem todos os fatos são de nosso conhecimento, que pode haver algo oculto. Para explorar o que está encoberto, é preciso usar a intuição.
Com tal aura de mistério, essa carta não recomenda a ação, mas sim, a pausa para pensar profundamente e trazer os conhecimentos à tona, inclusive os espirituais. Afinal, como já dito, A Sacerdotisa é um arcano extremamente espiritual, remetendo à sabedoria superior que está oculta e só pode ser revelada a quem souber ouvir e explorar sua voz interior.
Seu significado é um verdadeiro alerta para as possíveis nuances de uma situação. Somos chamados a prestar atenção nos detalhes ao nosso redor, para descobrir o que, de fato, se esconde por trás das aparências.
O pergaminho parcialmente encoberto, que a Sacerdotisa segura, é um indício de que, ainda que haja fatos ocultos, eles podem ser revelados através da busca pela sabedoria que cada um de nós carrega dentro de si.
A energia da Sacerdotisa e o equilíbrio interior
Nesse arcano, a energia que aparece é a feminina, mas isso não significa que esteja direcionada apenas a mulheres. Todos, homens e mulheres, possuem energia feminina e masculina dentro de si, em alguma medida. Inclusive, o ideal é que se busque pelo equilíbrio entre ambas, que são igualmente importantes.
A energia feminina diz respeito à maternidade no sentido de acolhimento. Está mais voltada para dentro de si, para a busca da sabedoria. Assim, a Sacerdotisa deposita suas energias no que realmente importa, através de uma análise minuciosa das situações. Portanto, ela não é dada à superficialidade.
Sacerdotisa na astrologia
A Sacerdotisa está relacionada à Lua e ao signo de Câncer, regido pelo astro. O sentido disso toma forma ao pensarmos no que a Lua representa: intuição, emoção, sensibilidade (assim como o próprio signo que ela rege).
A energia desse astro, que é feminina, age sobre o inconsciente e a subjetividade, revelando aquilo que há de mais instintivo no ser. Nesse tocante, inclusive, ela se relaciona diretamente com o instinto materno, com a necessidade de proteger e o conforto emocional.
Você também pode gostar
Com todo o contorno dessa carta, vemos a suma importância que ela tem entre os Arcanos Maiores. Seu simbolismo remete a uma parte essencial da vida, o sensível, que precisa estar em equilíbrio dentro do todo. Portanto, caso essa carta apareça para você em alguma leitura de tarô, preste atenção aos detalhes e busque pela sabedoria que existe dentro de você.