Amor…
Palavra tão simples, mas com um significado tão profundo. De tempos em tempos, essa pequena palavra vem à tona com força total, em especial no Dia dos Namorados. Corações voando, cupidos alados, casais apaixonados… Mas qual o significado verdadeiro do amor?
O termo “amor” vem do latim “amore”, que significa “afeição”, “paixão”, “grande desejo”. Há inúmeras outras atribuições a essa palavra, como “devoção”, “dedicação”, “zelo”. Uma definição poética de amor encontramos no poema de Camões (imortalizado no nosso país com a voz de Renato Russo):
Amor é um fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói, e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer.
É um não querer mais que bem querer;
É um andar solitário entre a gente;
É nunca contentar-se e contente;
É um cuidar que ganha em se perder;
É querer estar preso por vontade;
É servir a quem vence, o vencedor;
É ter com quem nos mata, lealdade.
Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade,
Se tão contrário a si é o mesmo Amor?
Luís Vaz de Camões, in “Sonetos”
Mas onde está o amor nos dias de hoje?
Esta é uma pergunta muito feita por nós. Atualmente, no dia a dia corrido da sociedade, onde as pessoas estão cada vez mais preocupadas com suas tarefas cotidianas, com a entrega do serviço, o horário do metrô, o comentário da piada, a foto da rede social, aparentemente ficamos mais distantes do conceito de amor.
Ao contrário do que podemos pensar, o amor existe sim em abundância ao nosso redor. Mesmo com todos os problemas que enfrentamos na sociedade, são diversas as manifestações de amor ao nosso redor. Temos o amor de seu parceiro/parceira, de seus pais, amigos. Só que o amor é muito mais que isso: ele encontra-se nas pequenas ações, nos pequenos gestos. Darei alguns exemplos:
1) Quando você chega em casa e encontra seu bichinho de estimação todo feliz ao te ver. Aquele amor incondicional é incomparável;
2) Ao ver uma criança sorrindo para você na rua, você pode compreender o que significa o amor sem preconceitos, vindo de um ser humano no início de sua vida. É o amor puro, simples, verdadeiro;
3) Em um simples agradecimento que alguém faz, por alguma gentileza realizada;
4) Ao receber um elogio da sua professora na escola;
Lendo as palavras de apoio das pessoas que você estima;
5) Ao efetuar um ato de doação para alguém (seja um presente para alguma criança carente, ou uma visita a um asilo para conversar um pouco com os velhinhos).
Abaixo, temos dois exemplos da força do amor, presente nas simples ações:
Madre Teresa de Calcutá, que demonstra o poder da fé e da doação:
Reflita sobre esta frase de Joice Colli:
“Amor não é aquilo que queremos sentir, e sim, aquilo que sentimos sem querer”.
O amor, mais do que irradiado em forma de gestos de ternura, de boas ações, deve ser reavivado todos os dias dentro de nós. Podemos fazê-lo em diversos momentos:
1) Em um momento de oração/meditação, independente qual seja a sua religião, você sente aquele sentimento de paz, tranquilidade. É o amor fluindo por seu corpo nesse momento de concentração;
2) Quando você sente a brisa da manhã atingindo seu corpo. Apenas fecha os olhos, com o sentimento de tranquilidade, de felicidade… isso é o amor fluindo.
3) Quando você faz algo que gosta muito. Por exemplo, quando você ouve uma música que lhe faz sentir muito bem, levanta-se do sofá, sai dançando pela casa, sente-se livre.
São sentimentos que partem de você e são para você. Quando promovemos o amor dentro de nós mesmos, conseguimos expor para as pessoas a nossa volta. Cultive o amor dentro de você. Depois exale pelo mundo afora. Colha, assim, os resultados: um mundo melhor para todos.
Você também pode gostar
PS: Ontem foi o meu aniversário, e posso dizer com todas as palavras que o amor está presente nos grandes e pequenos gestos. Desde o abraço da minha esposa, até uma ligação da minha mãe, passando pelos posts em redes sociais de amigos, alguns há muitos anos que não via. Cada post remetia ao passado, o amor presente nas palavras de feliz aniversário, presentes, contagiando, dando força. Esse é o simples e puro amor.