Paradoxically, each thing is made of what it is not.”
– Thich Nhat Hanh
À medida em que a tecnologia e a ciência progridem, descobrimos cada vez mais a relação interdependente de todas as coisas.
O que antes parecia não ter relação alguma, agora é conhecido por estar inter-relacionado por completo.
Nosso humor afeta a nossa respiração, e a nossa respiração afeta o nosso humor.
A química em nosso cérebro e em nosso DNA molda nossos pensamentos, mas também está comprovado cientificamente que nossos padrões de pensamento podem mudar o cérebro fisicamente. É o estudo da Neuroplasticidade.
Nossos pensamentos e humor também são afetados pela música que ouvimos, os filmes que assistimos, os livros que lemos e todos os outros tipos de mídia, ambiente, pessoas e comida que consumimos.
No budismo, o preceito mais importante de todos é viver em consciência. Saber o que está acontecendo e estar atento ao que fazemos e ao que somos a cada minuto.
Quando estamos conscientes, estamos em contato direto com a realidade, e não apenas em contato com imagens e símbolos da realidade. Em consciência, percebemos que todos os fenômenos são interdependentes e interligados infinitamente.”
– Thich Nhat Hanh
Tudo o que parece uma entidade separada, é, na verdade, dependente de outra e, portanto, entrelaçado com essa outra coisa.
Absolutamente tudo! Um objeto, um evento, uma ideia, uma experiência, são compostos por outras coisas. Tudo o que parece ser uma coisa “isolada” é na verdade uma combinação de seus elementos constituintes.
Esses elementos são as influências das outras coisas com as quais estão entrelaçadas. E esses elementos, também, são constituídos por outras combinações e assim por diante.
Um exemplo simples disso é a sua bicicleta. A bicicleta em si é um conceito mental. Ela não existe. O que a bicicleta é, na verdade, é uma combinação de borracha, alumínio, plástico, ferro e etc. E estes elementos também são combinações de outros elementos.
Enfim, o mundo é uma infinita teia de combinações.
E a consciência da interdependência torna imediatamente evidente que cada um de nós compartilha a responsabilidade por tudo o que acontece no nosso mundo interno e no mundo externo.
Já parou hoje para observar como a sua vida depende de inúmeras outras coisas?
Você também pode gostar
Do sol, da lua, da atmosfera, das árvores…
E a sua bicicleta, depende do quê?
Um forte abraço!