Autoconhecimento Convivendo

Aceitar as diferentes fases da vida – decisão primordial para paz interior e prosperidade

Três diferentes gerações conceituadas a partir de três pessoas: um homem idoso à frente, logo atrás dele um jovem adulto e, sobre os seus ombros, um menino. Os três têm aviões de papel nas mãos.
tverdohlib / 123RF

Quando estamos submersos em uma determinada fase difícil de nossas vidas, é bastante complexo e desafiador ter que olhar para os acontecimentos com aceitação. Ter a coragem para encarar os “nós da vida”, procurando enxergar além das dificuldades, nem sempre é algo tão simples de se fazer. É comum que nós, seres humanos, ou desejemos acabar logo com as situações desafiadoras e que estejam nos trazendo algum tipo de sofrimento; claro, a nossa essência não é sofrimento; ou queiramos segurar aquelas situações que foram benéficas. Mas embora não seja fácil enxergar além dos desafios ou permitir o fim de algo positivo, é o mais inteligente que um ser humano pode fazer por si mesmo. E uma maneira de conseguirmos fazer isso é entender a vida como cíclica. Esse entendimento é maravilhoso! Ele nos ajuda tanto a passar pelas experiências difíceis com mais serenidade quanto permitir que ciclos que foram positivos para nós, mas que já cumpriram a sua função, se encerrem.

Existe uma lei universal, que é a chamada Lei do Ritmo. Nela existe a explicação de que todo o Universo segue em ciclos. E tudo tem o seu momento de nascer, se desenvolver e morrer. E a minha e a sua vida também é assim. Tudo começa, permanece em desenvolvimento por um período e finalmente se extingue. Absolutamente tudo; desde as situações mais corriqueiras até as mais complexas situações da vida estão operando em ciclos. Observe o seu dia! Por exemplo: você acorda e vai para o trabalho; lá você realiza as suas atividades e, no final do expediente, você se desloca para outra tarefa qualquer ou vai para casa, onde inicia outros momentos de sua vida cotidiana, até que esses momentos também se finalizam e você dorme. No dia seguinte, começa outro ciclo. Como tudo no Universo opera dessa maneira, é bastante inteligente que nós tenhamos em mente o caráter transitório das situações, bem como a necessidade de fechar ciclos em nossa vida! Só assim poderemos iniciar algo novo, expandirmos e nos renovarmos. Quando queremos manter a vida estática, linear, estamos simplesmente fechando as portas das atualizações, do renascimento, da renovação para nós, visto que estamos apegados ou ao sofrimento ou a algo que foi bom para nós, mas que não nos serve mais.

Todas as situações, momentos e todas as coisas que estiveram em nossas vidas, vieram com alguma finalidade e para cumprir alguma missão. Uma missão com prazo de validade, pois é dessa maneira que o Universo funciona. Se uma situação problemática permanece na sua vida, há ainda algo para se aprender. No momento em que essa função já foi cumprida, surge a necessidade de extinção para que, a partir daí, iniciem-se novos ciclos. Isso é fundamental para o crescimento!

Pessoa sob arco de pedra à noite. O céu é estrelado.
Pixabay / Pexels

Muitas pessoas buscam incansavelmente manter a vida sob controle, acreditando que poderão “manipular” os resultados dos acontecimentos e fazer com que suas vidas sigam em linha reta, porque isso dá a elas a falsa ideia de segurança. No entanto, é a mesma coisa que desejar pegar o vento, ou seja, quero dizer: o resultado desse pensamento e dessa atitude será apenas frustração, tristeza e depressão para elas. E o que é o pior de tudo é que agindo dessa maneira, elas começam a caminhar na vida como se estivessem em círculos. E de fato, é o que está acontecendo; porque desejar segurar a vida é o mesmo que bloquear o crescimento.

Você também pode gostar

É importante passar pelas experiências diárias e momentâneas da vida, buscando retirar aprendizado. É isso que importa. Tudo é experiência. Sendo assim, não importa se a experiência foi, tem sido ou será ruim ou boa para mim. O que realmente importa é estar atento ao presente para observar e aprender com tudo, soltar a vida, permitir que os ciclos se fechem e permitir as novidades que vêm em nossa direção, entrem em nossa vida, pois isso é seguir o ritmo do Universo e abrir os portais da prosperidade.

Sobre o autor

Hérica C. Rodrigues

Olá! Meu nome é Hérica C. Rodrigues. Em 2015, quando me mudei do Brasil para a Holanda, fiz uma transição de carreira. Enquanto eu vivia no Brasil, eu era professora do ensino fundamental e médio e também me formei em advocacia. No entanto, ao mudar de país, enfrentei muitos desafios que me fizeram chegar até aqui: ou seja, a paixão por ajudar pessoas nas transformações internas e externas de suas vidas.

Hoje, sou terapeuta Junguiana. Também sou coaching do desenvolvimento humano. Minha abordagem é sistêmica e holística. Eu trabalho também com arquétipos, com a PNL (Programação Neurolinguística), e tudo isso, alinhado com as ferramentas de coaching.

A terapia nos ajuda a nos autoconhecer, a lidar com os nossos sentimentos e emoções.  Ela nos possibilita a nos entender melhor e alcançar mais calma, discernimento e serenidade mental.  Já as ferramentas de coaching, aliadas à PNL, nos ajudam a identificar crenças bloqueadoras, limpar campos mentais limitadores, a traçar objetivos e metas que nos orientam a tomar ações proativas, rumo à realização dos nossos desejos.

Sempre amei o Direito, mas onde realmente me realizo é no conhecimento da mente humana e no desenvolvimento pessoal. Ajudar as pessoas a descobrirem os seus potenciais e se tornarem mais eficientes, proativas e conscientes de que elas criam e transformam as suas realidades, por meio de suas ações e reações frente aos acontecimentos, é a minha missão. E eu amo fazer isso!

Pretendo seguir por toda a minha existência trabalhando com o desenvolvimento de pessoas. Isso me fascina!

Sou apaixonada pelo autoconhecimento e pelo desenvolvimento humano. Amo escrever sobre a vida e sou uma eterna buscadora da expansão da consciência. Adoro assuntos ligados à Lei da Atração, Leis Universais, Metafísica da Saúde, Astrologia, enfim, sou fascinada pelo descobrimento humano e universal! Acho que o Universo é riquíssimo em conhecimentos e abundância! E tenho toda a disposição desse mundo para estudá-los e descobrir cada dia, um pouco mais desse presente que nos foi dado, que é a vida! Quero passar o resto de minha vida me aprofundando em Carl Jung.
Amo os animais e a natureza! Gosto de ler e me interesso por diferentes culturas.

Contatos para trabalhos e parcerias:
Email: contato.pausacoracao@hotmail.com
WhatsApp: +31 686436860
Instagram: @hericarodrigues3
YouTube: Herica Rodrigues
LinkedIn: Herica Rodrigues
Facebook: Pausa para Aquecer o Coração
Outras formas de contato: linktr.ee/hericarodrigues3