Articulação Temporomandibular – ATM: talvez você já ouviu esse termo, mas não sabe muito bem o que é. Porém, se você tem Disfunção Temporomandibular – DTM sabe bem do que estou falando. Estima-se que 30% da população mundial sofra com a DTM, que afeta em maior parte as mulheres.
Os sintomas são dor de cabeça, dor de ouvido, dor ao bocejar, ao abrir muito a boca ou ao mastigar; mandíbulas que travam ou saem do lugar. Enfim, é uma sensação incômoda e que causa restrição de movimentos na articulação utilizada para mastigar e se comunicar. Além disso, normalmente torna-se um problema crônico que afeta diretamente a qualidade de vida.
Na Medicina Tradicional Chinesa existem 12 meridianos principais por onde circula o Qi (energia) e Xue (sangue) por todo o nosso corpo. Cada um dos meridianos está relacionado a um órgão, víscera ou função. Na DTM ocorre o desequilíbrio energético dos meridianos Shao Yang (Sanjiao – Triplo Aquecedor) e do Dan (Vesícula Biliar), o que causa os sintomas de dor. O desequilíbrio é causado pelas energias perversas do vento, calor e umidade, que promovem estagnação de Qi e Xue.
O tratamento com acupuntura consiste em selecionar pontos locais e distais, de acordo com o padrão do desequilíbrio, para melhorar a circulação de Qi e Xue e eliminar as energias perversas. A MTC trata o indivíduo de forma completa, inclusive as alterações emocionais como raiva, preocupação e estresse, que estão associadas a DTM.
Você também pode gostar
A técnica de auriculoterapia usa sementes de mostarda fixadas em pontos específicos do pavilhão auricular que estimulam os pontos reflexos e auxiliam no tratamento. É importante ressaltar que o tratamento da DTM, por ter causas multifatoriais, envolve a atuação de outros profissionais, tais como ortodontista, fisioterapeuta e fonoaudiólogo.