Acupuntura é uma técnica terapêutica milenar, que veio da medicina tradicional chinesa e foi explorada com o passar dos anos. Historicamente, foi criada na China, apesar de ter chegado ao Brasil por meio de japoneses imigrantes. A acupuntura já foi considerada uma técnica esotérica, pois partia de um conhecimento pouco aprofundado, porém, foi reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um tratamento complementar, e também foi tombada como patrimônio histórico da humanidade pela UNESCO.
Também promove a imunidade, o relaxamento muscular e pode funcionar como antidepressivo.
Essa técnica milenar consiste na inserção de pequenas agulhas em pontos específicos do corpo, chamados meridianos, e visa o alívio de dores. Ela traz benefícios ao tratamento de doenças patológicas ou crônicas, atuando, principalmente, no sistema muscular e esquelético.
Os maiores resultados atingidos são em relação a dores psicossomáticas, ansiedade, estresse, dores de cabeça, tensão muscular.
Às vezes, não é muito efetiva com doenças mais complicadas ou crônicas e, assim, é necessário unir a técnica ao uso de medicamentos e outros tratamentos.
Você também pode gostar
A grande questão está se a acupuntura é capaz de trazer uma cura ou não. Lembre-se: ela é uma forma de tratamento, nem todo tratamento traz resultados grandiosos por si só e, muitas vezes, torna-se necessário uni-lo a outros fatores. Mas, à principio, a acupuntura tem se mostrado extremamente efetiva e está sendo bem recomendada por muitos médicos para determinados tratamentos.
Texto escrito por Giulia Maquiaveli da Silva da Equipe Eu Sem Fronteiras.