Sabemos que Yoga é união entre corpo, mente e espírito. É uma filosofia de vida que deve ser vivenciada nas ações do dia a dia, não apenas na sala de práticas. Yoga é presente, não futuro, e sua prática deve ser feita com desapego. Não adianta ter pressa de chegar, pois o lugar é aqui e a hora é agora. Yoga é um caminho que se faz ao caminhar. Em essência, Yoga é a união do Ser Humano com o Divino que existe dentro dele. Yoga é a possibilidade de nos tornarmos a melhor versão de nós mesmos.
O que você verá nesse artigo
Como o Yoga atua?
Treinando ao mesmo tempo o corpo e a mente, o Yoga cria um estado de equilíbrio que ajuda o praticante a enfrentar todas as tensões sem se abalar. Desenvolve uma nova postura, não apenas física, mas também mental, desenvolve um novo olhar diante da vida, prevenindo o aparecimento de doenças e auxiliando na cura dos males já instalados.
Por que o Yoga funciona?
É simples, um sinônimo para doença é desequilíbrio. O Yoga funciona porque mantém os opostos em equilíbrio. As energias masculina e feminina presentes em todos nós são harmonizadas durante a prática do Yoga, tornando as pessoas mais completas e a vida mais plena. A prática do Yoga é extremamente eficaz para prevenir e curar doenças, auxiliando no tratamento de inúmeros males.
Entre os principais benefícios estão: uma melhor respiração; facilidade de digestão; equilíbrio da produção hormonal; melhor padrão do sono; fortalecimento do sistema imunológico; manutenção do corpo mais saudável; aumento da concentração; músculos mais flexíveis e as ideias também, enfim, uma melhor qualidade de vida em todos os aspectos.
Cada postura do Yoga é acompanhada de respiração consciente e atenção permanente a todas as partes do corpo envolvidas no exercício. Isso conduz a uma maior tranquilidade mental, levando o praticante de Yoga a vivenciar em sua totalidade o momento presente, o aqui e agora, mantendo sua energia naquilo que está fazendo. Ao permanecer numa postura, o praticante está desenvolvendo concentração, coragem, determinação, flexibilidade, equilíbrio, sensibilidade, humildade e autoconhecimento. Qualidades que depois da prática ele leva para sua vida, para o seu dia a dia, tornando a vida mais leve, mais plena e mais feliz.
E o Aerial Yoga, o que tem a ver com tudo isso?
Em primeiríssimo lugar precisamos deixar muito claro aqui que o Aerial Yoga não veio para substituir nenhum método do Yoga tradicional. O Aerial Yoga é somente uma extensão de uma prática milenar que os praticantes já conhecem e honram ao longo do tempo. É uma nova maneira de praticar Yoga onde são utilizados tecidos especiais presos no teto, como ferramentas de auxílio na realização das posturas do Yoga tradicional, os asanas. O Aerial Yoga pode ser praticado por todos, em todas as idades, desde os mais iniciantes até aqueles com nível maior de experiência e flexibilidade.
Na própria evolução natural do Hatha Yoga foram surgindo ao longo do tempo diferentes maneiras de se praticar Yoga. Todas elas com o objetivo de melhorar a saúde física e mental, para que o praticante possa se relacionar melhor com o estresse do dia a dia, se conectar com o seu Eu interior, criando união entre corpo, mente e alma, e também procurando ajustar a prática para pessoas de todas as idades e habilidades. E foi seguindo essa evolução natural que surgiu o Aerial Yoga.
Em Aerial Yoga, tal como nas aulas do Hatha Yoga tradicional, começa-se com concentração, canto de mantras, exercícios de respiração (os chamados pranayamas), exercícios de aquecimento do corpo, e depois deixamos o tecido nos envolver e nos ajudar a executar as posturas mais tradicionais do Yoga. As aulas sempre terminam com um agradável relaxamento guiado e acompanhado de uma música bem suave, com os praticantes confortavelmente aconchegados dentro dos tecidos em forma de balanço, que eles costumam chamar de casulos.
Segundo a mentora do método Aerial Yoga Brasil, Sarah Clotworthy, com o peso do corpo apoiado no tecido o aluno pode perceber com mais facilidade o alinhamento correto da postura através do relaxamento, ao invés do esforço, podendo encontrar um estado de paz e uma sensação de leveza corporal bastante eficaz. Pois, quando praticamos Aerial Yoga usamos a gravidade a nosso favor, deixando a energia fluir livre em nossos centros energéticos chamados Chakras, e quando usamos os Mudrás e os Pranayamas intensificamos ainda mais a potência desta energia.
A prática regular do Aerial Yoga desenvolve força e flexibilidade na mesma medida e sem impacto, buscando o equilíbrio físico e mental, podendo encontrar resultados mais rápidos que em outros métodos. Um dos maiores benefícios dessa modalidade é um estado de relaxamento mental, enquanto o corpo fica apoiado, possibilitando ao praticante levar o seu foco para a respiração, sem forçar as posturas que são mais difíceis, evitando qualquer tipo de lesão por esforço exagerado. Pois, quando a estrutura óssea está apoiada, os músculos tendem a se alongar com mais facilidade, sem o desconforto de algumas posturas como o Sirshasana, que é uma postura invertida bem avançada. No Aerial Yoga ela é realizada sem comprimir a coluna cervical. Sendo assim, mesmo alunos iniciantes podem praticar posturas mais avançadas, como Sirshasana, que é um pouso sobre a cabeça, bem como inúmeras outras posturas deste nível, sem riscos de se machucar.
Aerial Yoga nos propõe abrir o corpo, para a mente se abrir também, equilibrando todas as energias do nosso SER, para que tenhamos saúde em todos os níveis: físico, mental e emocional.
Você também pode gostar
A essas alturas você já deve estar se perguntando, o que tudo isso tem a ver com espiritualidade? E eu respondo: TUDO. Tem tudo a ver. Tanto o Yoga tradicional quanto o Aerial Yoga são práticas que contemplam uma vida mais plena, um dia a dia mais consciente, uma visão de mundo com um novo olhar.
Ao mesmo tempo cuidamos da saúde do corpo, da mente e da alma, e aprendemos a desenvolver a capacidade de olhar para todos os Seres Humanos como membros de uma mesma família, a nossa família, uma família chamada humanidade.
E quando conseguimos enxergar o mundo desse ponto de vista, quando conseguimos desenvolver em nós essa capacidade, a nossa consciência se expande e nos tornamos a melhor versão de nós mesmos. Passamos a entender que não somos apenas Seres Humanos que possuem um espírito, e sim Seres Espirituais vivenciando uma experiência humana no Planeta Terra.