Os mosquitos são uma verdadeira afronta ao nosso bom humor e à nossa saúde, não é mesmo? É só o tempo esquentar um pouquinho que eles fazem questão de nos visitarem diariamente. Recentemente cada vez mais doenças também são descobertas tendo como responsáveis estes bichinhos pequenos e muitas vezes imperceptíveis. Afinal, quase sempre só nos damos conta da presença de um quando sentimos aquele zumbido desagradável nos ouvidos ou então quando já sentimos a coceira de sua picada.
Para acabar com esta praguinha nada agradável temos diversas opções, no entanto a maior parte delas é tão desagradável quanto. Afinal o cheiro de inseticidas, venenos ou pastilhas não costuma ser muito melhor para a saúde do que os próprios mosquitos, e as armadilhas que sempre costumam ser feias ou barulhentas também abalam qualquer humor.
Para te ajudar na tarefa de se livrar deles, temos uma receita natural que também pode ser usada como objeto de decoração. Trata-se de uma infusão que pode ser disposta nos mais variados potinhos reutilizados que você conseguir. Os mais desavisados podem inclusive achar que é apenas mais um item de decoração da sua casa. O cheiro também pode dar um ar a mais de limpeza. Confira como fazer:
Ingredientes:
Jarros e potinhos, qualquer um em vidro com a boca larga
Alecrim
Limão ou lima
Óleo essencial de citronela
Óleos essenciais cheirosos que também não atraiam mosquitos como gerânio, lavanda ou limão. Evite usar qualquer cheiro doce.
Velas flutuantes
Modo de fazer:
Lave bem os potes, os ramos de alecrim e os limões. Disponha os ramos de alecrim na parte do pote que fica à vista e encha o pote com até três quartos de água limpa e fresca. Coloque as rodelas de limão e acrescente dez gotas de óleo essencial de citronela.
Você também pode gostar
Caso queira deixar um cheirinho extra pode colocar mais algumas gotas de outro óleo essencial de sua preferência, tomando cuidado para não usar nenhum que atraia insetos.
Para usar na parte da noite, coloque velas flutuantes na borda e acenda. Além de ter uma proteção natural contra os insetos, tem também uma agradável decoração para noites mais seguras e aconchegantes.
Escrito por Roberta Lopes da equipe Eu Sem Fronteiras