Estes dias, me perguntaram o que significa o BUSCADOR na Constelação.
Em toda família, há alguém que é visto ou se sente como a ovelha negra, o peixe fora d’água, o patinho feio, o rebelde.
É o membro da árvore genealógica que tem muita dificuldade de se adaptar, de se encaixar nas tradições familiares. Sente-se inadequado e diferente dos demais membros da família. Não se identifica com aquele meio, não se sente à vontade com aquele grupo, aquele estilo de vida.
O maior dilema da ovelha negra é poder ser ela mesma e, ao mesmo tempo, sentir que pertence, que tem um lugar, que é aceita.
Como se tivesse que fazer uma escolha entre essas duas opções. Essa situação traz um sofrimento muito grande e sérias consequências no âmbito emocional, mental e psíquico.
O membro da família que BUSCA a constelação se sente encorajado a olhar e entender as suas questões, ao mesmo tempo em que sinaliza que algo não saudável ali no sistema familiar precisa ser visto.
A rebeldia pode tanto ajudar como atrapalhar. Nesse caso, pode impulsionar para algo positivo; afinal, será o rebelde quem buscará, quem sentirá maior necessidade de buscar liberação para si e, desse modo, para o clã familiar dos padrões repetitivos. É o buscador que dá o basta na quebra de padrões nocivos e prejudiciais que frustram gerações.
Torna-se, assim, autorresponsável, em carregar adiante somente o que lhe pertence, aliviando o peso de ter que ser aceito, de ter que agradar, de suas inseguranças.
O buscador não é salvador. Simplesmente, na sua insatisfação, ele se torna um canal de cura para todo o sistema familiar.
A iniciativa do BUSCADOR não o torna melhor do que ninguém. Com a Constelação Familiar, sua visão se amplia e passa a ter uma melhor compreensão do “não julgar”, passando a enxergar beleza até nas divergências.
Consegue assimilar que o julgamento limita, enfraquece, distancia-o ainda mais do anseio de pertencer, honrando, assim, a própria existência, levando adiante apenas consigo o amor e a força do sistema.
Ao notarem as mudanças, os familiares podem se deixar inspirar ou se sentir motivados por essa força, essa vontade.
A constelação se evidencia como recurso benéfico para que o buscador trabalhe em si mesmo e se sinta pertencendo, sem ter que abrir mão de ser o que é para isso.
Você também pode gostar
Traz, enfim, paz e força pra realização de nossos propósitos.
“Que ninguém te faça duvidar. Cuida da sua raridade como a flor mais preciosa da tua árvore. Tu és o sonho de todos os teus antepassados.” (Bert Hellinger)
#constelaçãofamiliar #buscador #pertencimento