Em primeiro lugar, é importante lembrar que a melhor pessoa que pode te dizer como emagrecer de forma saudável e responsável é um(a) profissional da saúde. Sendo assim, se você quer emagrecer, por estética ou por saúde, não faça isso por conta própria.
Em segundo lugar, para compreender o que a água com limão pode oferecer para o organismo, basta aprender sobre os benefícios que a ingestão de cada um proporciona para quem os ingere. O limão, por si só, é entendido como uma fruta que pode ajudar muito em dietas para emagrecer.
Isso acontece porque ele é um conhecido por suas propriedades antioxidantes, antibacterianas, anti-inflamatórias, antiviral e anti-colesterol. Com todos esses benefícios, que são só alguns dos que ele oferece, parece uma escolha segura para limpar e defender o organismo.
Em relação a propriedade emagrecedora do limão, está o estímulo da produção da bile, que digere os alimentos, a presença de fibras e de pectina, que iniciam o processo de digestão e a ação do d-limoneno (na casca do limão), que dissolve toxinas e gorduras.
Você também pode gostar
- Limão: conheça os poderes e benefícios dessa fruta
- Limão, além da limonada
- Retenção de líquidos: como acontece?
Essas características fazem do limão um agente importante no processo de emagrecer. Ainda que o limão traga todos esses benefícios para o organismo, o consumo deve ser limitado a dois limões por dia. Do mesmo jeito que a acidez do limão pode ser benéfica, ela também pode ser prejudicial para pessoas que sofrem de gastrite ou de outros problemas estomacais.
Conhecendo a ação do limão no organismo, é preciso entender qual é a função da água no processo de como emagrecer. A ingestão desse líquido várias vezes ao dia é recomendada porque a água favorece o funcionamento dos rins, permitindo a eliminação de líquidos, estimula o processo de digestão e reduz o inchaço do corpo.
Ao que tudo indica, unir dois agentes emagrecedores em uma receita de como emagrecer parece a opção mais correta. No entanto, é preciso considerar alguns pontos. Uma alimentação não pode ser baseada somente em água e limão. Outros nutrientes são necessários para que o corpo funcione bem.
Além disso, não adianta ingerir grandes quantidades de água com limão com a intenção de potencializar o efeito da receita. Embora o suco de limão traga uma sensação de saciedade, você jamais deve substituir uma refeição por água com limão sem recomendação médica.
Tendo consciência desses fatores, você vai encontrar, a seguir, receitas de água com limão que podem te ajudar a diversificar essa bebida nos dias em que você quiser provar algo novo.
Água com limão:
A água com limão sem outros ingredientes pode ser ingerida meia hora antes de cada refeição ou ao longo do dia. Basta espremer um limão em uma garrafa d’água, ou colocar uma rodela de limão dentro da sua garrafinha.
Água com limão e hortelã:
Se você quer um sabor mais refrescante para a sua água com limão, pode acrescentar folhas de hortelã lavadas e picadas. Além de melhorar o hálito, as folhas de hortelã também estimulam o processo de digestão, melhorando qualquer incômodo estomacal.
Água com limão e gengibre:
Para uma água com limão um pouco mais picante, você pode apostar em uma água com limão com pedaços de gengibre lavado e cortado. O gengibre é ideal para auxiliar no processo de digestão, sobretudo para pessoas que sentem queimação ou refluxo depois de comerem muito. Se você sofre de gastrite, é melhor evitar o gengibre!
Água com limão e pepino:
Uma água com limão muito refrescante é a água com limão e pepino. Você pode lavar e cortar o pepino em rodelas, colocando dentro da água. Pode parecer uma combinação estranha, mas o gosto do pepino não vai ficar evidente. É o legume ideal para fornecer uma sensação de saciedade.
Agora que você já sabe quais são as formas de aproveitar a água com limão no processo de como emagrecer, consulte um(a) profissional da saúde para que essa pessoa avalie a sua condição física. É muito importante que você busque orientação médica caso queira emagrecer.