A inspiração dá ONG surgiu através de Clown Care Unit, criada por Michael Christensen, diretor do Big Apple Circus de Nova York quando em 1988 palhaços visitavam o hospital, ‘espalhando alegrias’. Ela foi fundada por Wellington Nogueira, que havia integrado a equipe de palhaços e quando retornou ao Brasil em 1991 fundou a organização que já está há 28 anos atuando em alguns hospitais.
O objetivo é promover a cultura como um direito, mas a atitude ainda traz alegria e conforto para crianças, seus acompanhantes e profissionais de saúde em hospitais públicos.
Como ocorre este trabalho?
Quando se pensa em palhaços logo se imagina eles fazendo caretas. Mas este trabalho vai bem além, o que é vivenciado entre o palhaço e paciente é muito mais que sorrisos – envolve o fortalecimento de vínculos entre as famílias e promove a qualidade das relações entre as pessoas nos hospitais. Neste sentido, a visita realizada pelos palhaços é recorrente, duas vezes por semana, para que não ocorra uma quebra deste estreitamento.
A organização tem uma escola e outros projetos, como o Plateias Hospitalares no Rio de Janeiro. E para compartilhar a experiência nos hospitais com a sociedade, Doutores da Alegria criam espetáculos e intervenções urbanas.
Você pode ajudar
Achou interessante o trabalho dos Doutores da Alegria? Todos os artistas que atuam nos hospitais são atores e atrizes contratados, que trabalham de forma profissional e remunerada. Mas você pode abraçar esta causa de várias maneiras.
Você pode fazer uma doação única ou recorrente de qualquer valor no site www.doutoresdaalegria.org.br/abrace-a-causa. Você ainda pode doar seu imposto de renda, doar pontos de milhagens, doar notas fiscais, entre outras.
Você também pode gostar:
- Saúde mental no ambiente de trabalho
- Contar histórias é a arte de encantar corações e ser feliz
- Doutores da Alegria: Formação de palhaço para jovens
Abaixo lista dos hospitais visitados nos dois Estados:
Em São Paulo (SP):
- Conjunto Hospitalar do Mandaqui
- Hospital Geral do Grajaú
- Hospital Municipal do Campo Limpo
- Hospital Santa Marcelina
- Hospital Universitário da USP
- Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da FMUSP
- Instituto de Tratamento do Câncer Infantil – ITACI
- Hospital M’boi Mirim
Em Recife (PE):
- Hospital Barão de Lucena
- Hospital Oswaldo Cruz/Procape
- Hospital da Restauração
- Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira – IMIP
Texto escrito por Angélica Weise da Equipe Eu Sem Fronteiras.