Quem sofre com alergias sabe muito bem que, dependendo da estação do ano ou do clima que estiver lá fora, um tipo de problema diferente irá surgir. O tempo seco pode causar uma tosse seca e olhos lacrimejantes, enquanto o pólen das flores na primavera pode resultar em uma sucessão sem fim de espirros. Se o clima estiver frio e chuvoso, pode ser até que as alergias evoluam e se transformem em uma coriza constante que até parece um resfriado.
O fato é que, independentemente do clima, as alergias podem se manifestar de formas diferentes, mas sempre darão o ar de suas graças. Seja quais forem as condições climáticas, alguns cuidados e tratamentos podem amenizar este tipo de desconforto que acomete grande parte da população. Fique atento às nossas dicas que o ajudarão a se livrar deste incômodo.
Tratamento médico e remédios
Apesar de parecer algo passageiro, alergias devem ser tratadas com a seriedade que merecem, pois em muitos casos são apenas um incômodo passageiro, mas em outros podem levar a reações graves e até fatais. Na época do calor, por exemplo, alérgicos a picadas de insetos podem ter graves feridas na pele. Para evitar este tipo de coisa já existem tratamentos específicos no mercado. Uma boa saída é procurar um alergista e, após avaliação, iniciar um tratamento a longo prazo de imunologia. Com o uso de vacinas injetáveis, o paciente passa a responder positivamente aos alérgenos. Para se ter uma resposta de melhora a curto prazo, alguns medicamentos são indicados; esse é o caso do grupo dos anti-histamínicos. No entanto, existe uma infinidade deles, com diferentes indicações e dosagens, então consulte sempre um médico especialista.
Testes alérgicos
Ainda recorrendo à ajuda da medicina, procure um alergista e faça testes de alérgenos. Precisamos conhecer nossos inimigos para conseguirmos combatê-los da melhor forma. De repente você acha que sua alergia é sazonal, mas ela é desencadeada pelo sorvete que você só toma em dias quentes.
Umidificadores de ar
Durante o tempo seco, umidificadores de ar, um balde de água ou mesmo uma toalha molhada deixada estrategicamente no ambiente em que o alérgico está pode ajudar a manter as vias respiratórias mais lubrificadas. O mesmo vale para os olhos, que costumam ficar irritados.
Óculos de sol
Ainda falando dos olhos, proteger este órgão tão sensível é essencial para qualquer pessoa, mas para os alérgicos é ainda mais importante. Evite se expor ao sol sem este aliado, caso contrário a vermelhidão é certa. Se você tem miopia, astigmatismo ou hipermetropia, evite as lentes de contato e também dê preferência para as armações. Quanto menos substâncias entrarem em contato com suas mucosas, melhor será.
Evite maquiagem e cosméticos em geral
Pessoas alérgicas costumam reagir a corantes, perfumes e diversas substâncias químicas, então prefira cosméticos neutros e só use os essenciais.
Deixe os ambientes ventilados
Mesmo se estiver frio, tente manter a casa e os ambientes em que mais fica sempre arejados. Isso porque lugares fechados tendem a criar mais ácaros e mofo, além de acumularem poeira, desencadeando assim mais crises de alergia.
Evite objetos desnecessários
Cortinas, carpetes, tapetes e bichinhos de pelúcia dão um ar de aconchego para qualquer ambiente, mas se você é alérgico esses objetos podem significar crises de espirro e coceiras desnecessárias.
Você também pode gostar:
Exercite o desapego e tenha os ambientes apenas com o necessário. Sua saúde agradecerá.
Limpeza
Mantenha os ambientes, suas vestimentas e as roupas de sua cama sempre limpas. Só tome cuidado para não usar sabões com muitos ingredientes e perfumes, caso contrário pode surtir o efeito contrário.
Texto escrito por Roberta Lopes da Equipe Eu Sem Fronteiras