Como você definiria o sentimento de alegria? É como uma vontade de fazer coisas boas, abraçar quem você ama, sentir disposição para enfrentar a rotina e querer rir por qualquer besteira, não é?
Na biologia, a alegria é provocada por neurotransmissores, como a serotonina, que estimulam uma resposta positiva a determinados estímulos. Exercícios físicos, por exemplo, liberam serotonina no nosso organismo, trazendo uma sensação muito agradável quando terminamos de nos exercitar.
Porém, por mais que muitas pessoas saibam como a alegria se parece, nem todas são capazes de aproveitar esse sentimento no cotidiano. Você sabia que a sua alimentação é uma das responsáveis por estimular a produção dos neurotransmissores da alegria? Com uma simples mudança de hábitos, é possível ser muito mais alegre. Veja quais alimentos podem ajudá-lo nisso!
1) Chocolate
Um dos queridinhos da população mundial, o chocolate, apresenta em sua composição a substância feniletilamina, que estimula a produção de serotonina. Por isso, quantidades moderadas de chocolate podem provocar uma sensação genuína de alegria. Nos momentos de tristeza e desânimo, um chocolate quente pode trazer uma injeção de ânimo. Experimente também acrescentar chocolate amargo em pratos salgados ou nas sobremesas!
2) Espinafre
Potássio e ácido fólico são dois componentes do espinafre que auxiliam na produção de serotonina. Sem esses dois ingredientes, uma pessoa pode se sentir depressiva, cansada e desanimada. É por isso que o espinafre, preferencialmente cru, pode provocar mais alegria para a sua refeição e para o seu dia. Quando a folha é aquecida, parte das propriedades nutricionais são perdidas. Mas nada o impede de fazer uma mistura dos dois tipos de preparo, não é? Experimente uma salada de espinafre e acrescente a folha picada ao seu arroz!
3) Aveia
Ideal para um café da manhã alegre e reforçado, a aveia possui componentes como carboidratos e triptofano. Esse é um aminoácido que promove a liberação de serotonina no organismo, sendo essencial para deixar você alegre. Na falta de carboidratos e triptofano, quadros de insônia e de depressão são comuns. Por isso, você pode usar a aveia junto com os cereais do café da manhã ou misturar com banana para comer depois do jantar.
4) Grão-de-bico
O triptofano, presente na aveia, existe em grande quantidade em cada grão-de-bico. Os carboidratos da leguminosa ainda permitem que esse aminoácido chegue até o cérebro, favorecendo a produção e a liberação de serotonina no organismo. Uma dose de alegria é o resultado momentâneo que você vai receber ao saborear esse alimento. Ele pode ser usado para fazer sopas, pastas e salgadinhos, assando-o com sal e ervas.
5) Laranja
Um suco de laranja faz parte dos mais bonitos exemplos de café da manhã saudável. Em quantas novelas essa bebida já esteve presente? Incorporar a laranja no seu cardápio, rica em vitamina C, é uma forma de reduzir o estresse acumulado no seu corpo. Com isso, a sensação de alegria ganhará espaço dentro de você. Experimente sucos de laranja com outras frutas ou coma direto do bagaço!
6) Pimenta
Se você não gosta do ardor que a pimenta deixa na boca ou na garganta, saiba que você se incomoda com a capsaicina, substância que provoca essa reação. O sabor picante, porém, não é a única consequência da capsaicina no organismo. Ela acelera o metabolismo, reduz o estresse e ainda estimula a liberação de endorfinas no corpo, que o deixam mais alegre. Prove em molhos ou use como tempero, sempre com moderação!
7) Mel
Usado muitas vezes para substituir o açúcar em alguma preparação, o mel é rico em potássio e em cálcio, minerais essenciais para a manutenção da produção de serotonina e para a redução do estresse. Experimente acrescentar mel na fatia de pão com manteiga, em uma salada de frutas ou até em uma fatia de queijo. Você vai sentir a alegria tomando conta de você!
8) Banana
A banana é um dos alimentos com maior potencial de promover alegria. Além de apresentar todos os componentes presentes nos alimentos já citados, a banana ainda proporciona ao organismo magnésio, vitaminas B6 e biotina. Esses ingredientes auxiliam o funcionamento do sistema nervoso, favorecendo a produção e a liberação de hormônios que estimulam a sensação de alegria. Descasque uma, coma e sinta o estresse indo embora!
9) Salmão
Ômega 3 é um famoso componente de peixes como o salmão. Ele é essencial para aumentar a receptividade do cérebro aos neurotransmissores, além de favorecer o funcionamento do coração e a redução do colesterol ruim do sangue. A sensação de alegria é uma certeza para quem incorpora o salmão na alimentação! Mas cuidado: por ser um peixe gorduroso, é melhor comê-lo semanalmente ou a cada quinze dias.
10) Frutos do mar
Os frutos do mar entram na lista para trazer os componentes que faltavam: zinco e selênio. Cada um deles atua de uma forma diferente na hora de aumentar a alegria que sentimos. O zinco é responsável por aumentar a nossa concentração, combatendo o cansaço. Já o selênio é essencial para evitar fadiga e dores musculares. Sem esses problemas, a alegria está garantida!
Você também pode gostar
- Incorpore uma alimentação mais saudável de 14 jeitos diferentes
- Veja quais são os alimentos saudáveis com preços mais acessíveis
- Faça as pazes com a vida e encontre a alegria que existe em você!
Para ter uma alimentação saudável e que lhe permita se sentir cada vez mais alegre, lembre-se de aprender o que seu corpo precisa. Para isso, mantenha consultas regulares com profissionais da saúde. Os alimentos listados anteriormente são uma sugestão para aumentar a sua alegria, mas não devem ser tidos como uma dieta. Cuide-se!