Com nome complicado e de difícil pronúncia, a alimentação ayurvédica nos traz justamente o oposto. De origem indiana, ela descomplica e desintoxica. Nela, os alimentos que comemos devem ter função terapêutica, trazendo-nos consciência de que se comermos as coisas certas, podemos limpar e melhorar o funcionamento do organismo, acelerar o metabolismo e trazer renovação.
Em uma dieta ayurvédica, não são permitidos alimentos industrializados, enlatados, carnes vermelhas, queijos fortes e álcool. A alimentação deve ser bastante natural, à base de sucos naturais, frutas, cereais, verduras e legumes orgânicos, chás de ervas e muita água.
Para aderir a esse tipo de nutrição e obter seus resultados, recomenda-se misturar todos os sabores existentes em uma refeição, ou seja, doce, salgado, amargo, azedo e picante. A mistura dos sabores auxilia na digestão, fazendo com que seu corpo extraia ao máximo os nutrientes de cada alimento.
As especiarias, ervas e diversas misturas de temperos têm importância fundamental na terapia Ayurveda e na culinária indiana. O combinado dessas especiarias são chamadas de Massalas, que dão um sabor único e especial aos alimentos (ao final deste artigo, teremos algumas receitas para esse tipo de dieta).
Os alimentos salgados indicados para seguir em equilíbrio são peixes, frangos, grãos integrais, castanhas, cereais, legumes, batata, gérmen de trigo, óleos vegetais (girassol, milho, soja etc), nozes, lentilha, soja, grão de bico, feijão, aipo, brócolis, pepino, repolho, fígado, ovos, arroz, vegetais verde escuro, como couve e espinafre. Já os doces são as frutas em geral, que também podem ser ácidas, tais como abacate, banana, melão, melancia, abacaxi, maracujá, acerola, etc. A mistura dos sabores podem ficar por conta de temperos como mostarda, coentro, canela, pimentas, curry e tudo aquilo que despertar seu paladar.
Você também pode gostar:
A nutrição Ayuvédica consiste em explorar os nossos cinco sentidos e nosso corpo como um todo. As cores, sabores, texturas são inúmeras e, com dedicação, é possível alcançarmos uma vida mais saudável e saborosa.
Receitas deliciosas da dieta ayurvédica
Arroz com iogurte
Ingredientes:
- 2 xícaras de arroz cozido;
- 2 xícaras de iogurte natural;
- 2 colheres de sopa de manteiga ou óleo de girassol;
- 1/2 colher de chá de sementes de cominho;
- 1/2 colher de chá de sementes de mostarda;
- 1/2 colher de chá de sementes de coentro;
- 1/2 colher de chá de canela em pó;
- 1 pimenta verde fresca;
- Amêndoas em lascas para servir.
Preparo: Aqueça a panela com a manteiga (ou óleo de girassol) e coloque todas as sementes para dourar, até que comecem a pular. Adicione o arroz e a pimenta picada (não esqueça de retirar as sementes da pimenta) e doure por alguns minutos. Adicione o iogurte, misture bem e deixe em fogo baixo até ferver. Assim que ferver, desligue o fogo, misture as amêndoas e está pronto para servir.
Massala Kapha: Picante e anti-inflamatória
Ingredientes:
- 1 colher de sopa de gengibre em pó;
- 1 colher de café de canela em pó;
- 1 colher de chá de mostarda em pó ou grãos;
- 2 colheres de chá de páprica em pó;
- 1 colher de café de pimenta do reino em pó;
- 1 colher de chá de urucum em pó ou grãos;
- 1 colher de chá de chilli em pó;
- Manteiga para refogar.
Preparo: Misture bem todas as especiarias em uma bacia. Pode também refogar por 5 minutos, sempre mexendo.