O quinto princípio do Ho’oponopono é o Aloha, que significa na presença (Alo) do divino (ha). Podemos usar essa expressão para pessoas, lugares, situações e coisas. Ao dizer Aloha é como se estivéssemos abençoando algo ou espalhando a energia da divindade que é amor. Por isso, quando falamos que Aloha é um princípio Kahuna, dizemos no sentido de compartilhar amor.
Uma vez que tudo está vivo, atento e reativo, podemos utilizar o poder do amor para que transformemos vidas, literalmente, vibrando amor para os lugares e pessoas. Para isso é importante não julgar, não analisar, pois somente assim o amor brotará.
O amor é puro, não é racional, ele aumenta quando o julgamento diminui.
O amor aumenta também quando o espaço que você dá entre você e o outro diminui. Se você se vê UM com o outro, fica mais fácil amar. Se você se vê distante do outro, dá espaço para o caos. Tanto é que guerra é resultado de ver a distância, e não aceitação do outro.
A unificação traz paz e harmonia. Podemos compartilhar amor através de palavras, abençoando através de atos ou enviando sentimentos positivos, energias positivas. Os havaianos emitem amor ao dizer Aloha, palavra em que cada letra possui um significado.
Nós também podemos imaginar amor vibrando do nosso coração em direção às pessoas, abençoando-as. Devemos sempre nos lembrar do ensinamento de Jesus: “Amarás ao teu próximo como a ti mesmo” (Mc 12,31). Sempre lembrar que devemos nos amar antes de tudo, pois somente podemos doar o que temos para dar e para isso é preciso começar com nós mesmos.
Como expliquei anteriormente, as palavras havaianas são formadas por raízes associadas a certos vocábulos que dão origem a palavras com significado específico ou ideia. No caso, cada letra da palavra Aloha possui um significado e novo princípio a ser desenvolvido pelo Eu. De acordo com os kahunas, desenvolver estes princípios nos leva a Deus.
Você também pode gostar
Nos próximos textos, quero te convidar a refletir comigo sobre cada um desses princípios para observar conscientemente como está vivenciando esses fundamentos em sua vida.
Leia outras partes deste artigo:
| Parte 2 | Parte 3 | Parte 4 | Parte 5 | Parte 6 |
Texto extraído e modificado do livro “Desenvolvendo seu Poder Pessoal. Ho’ oponopono, Reiki e Consciência”