Saúde Integral

7 alongamentos para aliviar dores na coluna

Homem mais velho se alongando
Mladen Zivkovic / Getty Images Pro / Canva
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Dores nas costas ou na coluna são comuns, principalmente para pessoas com maus hábitos posturais ou que não fortalecem a musculatura da região, e elas podem chegar de forma gradual, doendo um pouco no começo e aumentando com o tempo, ou podem vir de forma súbita, ou seja, quando vêm forte e de repente.

Se você está passando por esse desconforto, continue acompanhando o artigo para conferir alguns alongamentos para aliviar dores nas costas.

7 alongamentos para dor na coluna

Esticar o pescoço

Mulher de olhos fechados alongando o pescoço
GlocalStock / Getty Images Signature / Canva

Incline a cabeça para o lado e mantenha uma das mãos forçando o alongamento. O outro braço deve ficar estendido ao lado do corpo.

Alongue a cabeça para baixo

Entrelace as duas mãos e coloque-as na região posterior da cabeça, em seguida empurre a cabeça para frente levemente e mantenha a coluna ereta para sentir as costas esticando.

Alongamento do gato

Fique na posição de quatro apoios no chão e tente encostar o queixo no peito, forçando a coluna para cima e permaneça nessa posição por alguns instantes.

Sente-se sobre os pés

Fique de joelhos, sente-se sobre seus calcanhares e em seguida estique as mãos para frente, tentando aproximar ao máximo o seu tronco do chão.

Alongue as laterais

Mulher alongando as laterais do corpo
Ekaterina Bolovtsova / Pexels / Canva

Sente-se com as pernas dobradas, eleve um dos braços e puxe-o para a posição oposta, alongando a lateral do seu corpo. Permaneça na posição por vinte segundos e repita o procedimento no outro lado.

Toque o chão

Una as duas pernas e dobre o corpo para frente mantendo os joelhos esticados. O propósito é tocar o chão, mas, caso não consiga, estique até onde seu corpo aguenta.

Torça as costas

Sente-se no chão, apoie uma mão próxima ao bumbum, dobre uma das pernas e incline o corpo para trás.

Por que sentimos dor na coluna?

As dores nas costas ou coluna podem surgir por diversos motivos como o estresse, a má postura, a falta de fortalecimento muscular, levantamento de pesos de maneira indevida, dentre outros. Mas ela também pode ser causada por patologias mais sérias como hérnias de disco, cálculos renais, endometriose, doenças no pâncreas e muitas outras questões, por isso se a dor for muito forte ou persistir por mais de alguns dias, é importante procurar um clínico geral para fazer a avaliação e indicar o tratamento correto.

Assim como outros problemas, as dores nas costas podem surgir devido a uma questão emocional mal resolvida. Na linguagem do corpo a dor na coluna significa uma possível desarmonia familiar que dura gerações e causa desconfortos ou também pode simbolizar os dilemas da vida adulta com os quais não estamos conseguindo lidar.

Pessoa com a mão nas costas, em sinal de dor
Rattanakun / Canva

Embora sejam muitas as questões que causam dores na região da coluna, por sorte há alguns hábitos que podem nos ajudar a evitá-la. Confira a seguir!

Hábitos que ajudam a evitar dores na coluna

O primeiro passo é procurar um médico especialista para identificar a origem da dor, porque algumas patologias precisam de tratamentos mais delicados. Tendo conhecimento disso e seguindo as orientações médicas, experimente os hábitos a seguir para evitar dores nessa região:

Evite levantar objetos pesados

Quando estiver diante de um objeto muito pesado, evite levantá-lo sozinho(a). Se não houver outra pessoa para ajudar no momento, procure formas de mover aquilo sem que prejudique suas costas.

Mantenha uma boa postura

Seja no trabalho ou no ambiente de estudo, mantenha a atenção em como sua coluna e pernas estão. A coluna precisa ficar reta e as pernas precisam ficar alinhadas e com os pés encostados no chão. Se você não consegue alcançar o chão com os pés, procure por equipamentos de apoio para os pés.

Faça alongamentos regularmente

O alongamento pode ser feito mesmo sem dor! Separe um tempo na sua rotina ou alguns momentos ao longo do dia para esticar os braços, pernas e coluna, além da sensação gostosa, isso também evita que as dores surjam.

Você também pode gostar:

Fortaleça a musculatura

Aqui é preciso tomar cuidado, porque ganhar músculos não significa que você fortaleceu a musculatura corretamente. Para evitar dores, modalidades como pilates, por exemplo, são o mais indicado, porém consulte o seu médico para saber qual é a melhor modalidade para você praticar.

Evite o estresse

O estresse causa tensão no corpo, o que aumenta as chances de sentimos dores e não somente nas costas. Procure formas de ajustar sua rotina ou acrescentar momentos de descanso e descontração para se manter mais relaxado(a).

Faça uma caminhada leve

Homem e mulher fazendo uma caminhada e sorrindo um para o outro
Comstock / Photo Images / Canva

A caminhada leve é beneficial para todo o corpo, inclusive para prevenir as dores nas costas. Caminhar por 30 minutos, 3 vezes na semana já é o suficiente para sentir os benefícios.

Experimente terapias holísticas

As terapias holísticas enxergam o ser humano como um ser integral, ou seja, acredita que para termos um corpo saudável, precisamos estar com a mente e espíritos saudáveis também, então experimentar algumas técnicas como reiki, alinhamento de chakras e até a quiropraxia pode ajudar na cura da dor nas costas.

Com rotinas cada vez mais corridas e trabalhos onde precisamos passar horas sentados, é comum que o nosso corpo reclame, porque ele foi feito para se movimentar, mas com cuidado, organização e sabedoria, conseguimos inserir algumas práticas em nossa rotina para evitar e aliviar as dores que sentimos. Quando queremos melhorar a qualidade de vida, percebemos que alguns minutos do dia voltados à prática de exercícios e alongamentos não atrapalha a rotina, pelo contrário, isso ajuda para que os dias sejam mais leves.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br