Se você deixa de fazer suas tarefas para agradar alguém, sinto em lhe informar, mas este hábito rouba suas energias e deixa os compromissos com você pendentes.
Você quer ser o bonzinho(a), quer ser elogiado, tem medo de magoar os outros com seu NÃO, principalmente quando a pessoa acredita que você é o único(a) que pode fazer isso. No entanto, este hábito de não dizer NÃO tem alguns ganhos secundários: SE TORNAR INDISPENSÁVEL (e controlar tudo e todos) é um deles, pois, sendo indispensáveis, presumimos que ¨damos conta de tudo¨, somos a ÚLTIMA BOLACHA DO PACOTE.
Até porque, segundo a psicossomática (psicologia da correlação mente e corpo), a sinusite simboliza ego profundamente irritado com alguém próximo; a rinite, com a mesma fundamentação, acompanha um sentimento de repressão muito forte desde a infância, um conteúdo mal elaborado emocional desde os primeiros anos de vida, gerado durante a criação; e a febre aparece sempre que queimamos em raiva. Seu inconsciente é muito sábio, ele simboliza no corpo tudo o que você carrega por dentro.
Daí a pessoa que não soube dizer NÃO quando foi preciso, se dá conta do quando não queria ter feito o que fez. E aí crises de rinite/sinusite começam a surgir no meio do caminho.
– Ok, Entendi, Marta! Então como posso aprender a dizer não e desacostumar de ser bonzinho?
“Eu não me torno melhor quando alguém me elogia e não me torno pior quando alguém me critica.” – Autor Desconhecido
Podemos começar essa tarefa avaliando quais setores de nossa vida estão sendo afetados por tal atitude. Nunca leve o NÃO para o lado pessoal, não queria ser agradado uma falsa mentira para evitar a amarga verdade. Crie uma lista de frases para utilizar no momento de impor limites, treine em frente sua câmera de celular, para você ficar realmente bom nisso.
Exemplo de frases a serem utilizadas:
– Agora eu não posso te ajudar, quem sabe em um outro momento;
– Eu não sou a melhor pessoa para te ajudar com esse assunto;
– Sinto muito, mas, desta vez, não consigo te ajudar;
– Não posso, me desculpe
Você também pode gostar:
Se você ensaiar, começará a ganhar autoconfiança, ampliará sua visão e novas possibilidades irão surgir, pois você receberá mais carga de energia para ser dono(a) das suas vontades e de sua própria vida. Toda vez que você utiliza visualização criativa (criar em pensamento uma situação que terá que enfrentar), assim que você passar pela situação, suas conexões neurais agirão como se você já tivesse feito esse processo outras vezes, passando, então, a se habituar com o novo comportamento.
Deixe sua impressão e seja sincero(a) consigo mesmo(a), passe a se comportar como se comportam pessoas atarefadas. Desta forma, você passará a ser mais respeitado por suas decisões, pois começará a se respeitar primeiramente.
Mediante a tudo isso, você encontra, com facilidade, energias suficientes para se dedicar aos seus próprios OBJETIVOS.