Energia em Equilíbrio Yoga

Aprenda a relaxar profundamente com a Yoga Nidra.

Homem deitado no chão de uma sala fazendo o yoga nidra com mais pessoas
fizkes / Shutterstock
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Você já ouviu falar em Yoga Nidra? Essa prática milenar foi mencionada pela primeira vez nos Upanishads, textos antigos escritos em sânscrito, que datam dos séculos VII e VI a.C. Já a popularidade da técnica começou no século 20, através da metodologia de Satyananda Saraswati.

O nome da prática significa “sono do yoga”, em tradução livre, e isso já diz muito sobre sua essência, que remete ao relaxamento. Muitos, inclusive, podem confundi-la com a meditação, por semelhanças como essa, o que é um equívoco.

Apesar de envolver meditação, a Yoga Nidra possui diferenças em relação à outra técnica. Para dar maior clareza, o quadro abaixo traz as principais distinções:

Yoga NidraMeditação
Foco:Variado, pois se baseia no roteiro guiadoCentrado em um pensamento, sensação ou conceito
Objetivo:Tomada de consciência no relaxamento profundoEsvaziar a mente ou se concentrar em algo específico
Posição corporal:Deitado (posição de shavasana)Sentado
Nível de esforço:PassivoParcialmente ativo

Só com esse pouquinho já vemos algumas especificidades da Yoga Nidra. Mas que tal conhecer mais profundamente essa prática e os benefícios dela? Prossiga com a leitura e se surpreenda com a utilidade que ela pode ter em sua vida!

Finalidade

Quando se pratica Yoga Nidra, o objetivo final é alcançar um estado de relaxamento profundo. Mas como isso é possível? Para entender, precisamos falar sobre os três estados de consciência: consciente, inconsciente e subconsciente.

Quando estamos acordados, o consciente predomina, mas temos a participação dos demais estados também. Ao dormir, durante o sono, é o inconsciente que atua com mais afinco, com o subconsciente no plano de fundo.

Por fim, após o sonho, chegamos ao estado de relaxamento profundo, no qual apenas o subconsciente age. Nele, não há imagens e memórias, nada além de um relaxamento total do corpo. A Yoga Nidra busca justamente esse estado, mas de forma consciente.

A ideia é progressivamente levar o corpo ao relaxamento total enquanto a mente ainda está desperta, chegando apenas ao limiar do sono, mas nunca o atingindo de fato. E o processo é tão eficaz que 15 minutos de prática equivalem a 1 hora de sono.

Tal efeito pode ser muito benéfico para as pessoas no geral. Mas algumas, em especial, tiram grande proveito do processo e de seus benefícios, principalmente na forma como o dia a dia tem funcionado na sociedade.

Importância da Yoga Nidra no dia a dia

É fato que a correria já tomou conta do cotidiano de quase todos os brasileiros. A sociedade exige que cumpramos muitas tarefas em um dia, coisa que às vezes até parece impossível.

O dia fica tão cheio que os momentos de relaxamento se distanciam. Onde encaixá-los, afinal? A Yoga Nidra é especialmente útil nessa realidade. Com apenas 15 ou 30 minutos de prática diária, nosso corpo pode atingir o relaxamento que falta para que se recupere das exigências diárias e possa descansar de forma plena.

Visando esse objetivo, muitas pessoas procuram a Yoga Nidra. E o melhor nisso é que, por consequência, acabam conquistando outros benefícios que a prática oferece.

Benefícios

Você até pode se perguntar como uma técnica tão rápida é capaz de beneficiar tanto uma pessoa. Mas explicaremos, em detalhes, os efeitos positivos da Yoga Nidra a nível mental e físico. Veja!

  1. Redução do estresse: através da consciência plena, o praticante consegue se conectar com a sua paz interior, dessa forma reduzindo sintomas de estresse como raiva e tensão muscular.
  2. Aumento da concentração: a própria prática leva o indivíduo a treinar sua concentração conforme segue as instruções do roteiro de Yoga Nidra, o que consequentemente é amplificado para a vida no geral.
  3. Melhoria da memória: com uma concentração mais acentuada, a própria memória é beneficiada. O praticante retém melhor as informações, pois a neuroplasticidade é trabalhada durante o processo.
  4. Elevação do bem-estar físico: um corpo com menos tensão muscular é um corpo mais saudável. Além disso, o relaxamento proporcionado pela prática reduz o cansaço e aumenta a energia física.
  5. Controle da ansiedade: a mente de uma pessoa ansiosa é agitada e seu corpo responde. Com carinho, a Yoga Nidra controla isso. Através do relaxamento e da consciência plena, o praticante tem os sintomas da ansiedade reduzidos.
  6. Refinamento na qualidade do sono: quem sofre com insônia ou simplesmente tem alguma dificuldade para dormir pode usar a Yoga Nidra como um relaxamento pré-sono. Ela deixa o corpo e a mente preparados para descansar.
  7. Prevenção de doenças cardiovasculares: a prática melhora a frequência cardíaca e baixa a pressão arterial, contribuindo na prevenção e no tratamento de problemas como pressão alta, arritmia e AVC.

Como fazer em casa

A Yoga Nidra pode ser praticada tanto com um instrutor te guiando ou de forma solo. Portanto é possível praticá-la em casa. Para isso, você vai precisar apenas de um tapete de yoga e de um lugar tranquilo.

Você pode forrar o tapete com um cobertor e até usar um travesseiro, pois a intenção é que fique o mais confortável possível durante a prática.

  1. Deite-se sobre o tapete de yoga executando a posição Shavasana (palmas das mãos voltadas para cima, pernas afastadas e olhos fechados).
  2. Visualize, mentalmente, seu corpo deitado e comece a prestar atenção nos sons ao redor, na temperatura, na sua respiração.
  3. Perceba os sons ficando cada vez mais distantes e sua respiração ficando cada vez mais natural.
  4. Visualize uma parte do corpo por vez, focando a atenção nela. Comece pela cabeça, pela testa, pelo nariz… E desça, passando sua consciência por cada parte, até chegar aos pés.
  5. Não tenha pressa. Durante o percurso, sinta seu corpo relaxando pouco a pouco, cada célula dele sendo preenchida pela luz que irradia sobre você neste momento.
  6. Agora, visualize seu corpo como um todo: relaxado, iluminado, em paz.
  7. Volte a se concentrar na respiração, no ar entrando e saindo por suas narinas. Respire profundamente 3 vezes.
  8. Devagar, volte a mexer cada parte do corpo. Espreguice o corpo, levando as mãos acima da cabeça.
  9. Para finalizar, dobre os joelhos, role o corpo para o lado e, calmamente, sente-se em uma posição confortável.
  10. Se quiser, aproveite o momento para fazer uma meditação antes de seguir seu dia.

A prática pode ser bem simples, mas talvez você se beneficie mais com um guia durante o processo. Por isso indicamos o vídeo abaixo para acompanhar. Use-o para sentir todos os benefícios da Yoga Nidra:

Você também pode gostar:

Neste artigo, traçamos um belo caminho de conhecimento sobre a Yoga Nidra. Esse pode ser apenas o início de uma bonita jornada e outras pessoas merecem ter a mesma oportunidade. Que tal compartilhar o artigo nas suas redes sociais? Mostre ao seu círculo que é possível relaxar profundamente todo dia!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br