Lidar com as emoções é essencial para ser uma pessoa mais saudável e ter uma vida plena. Mas isso não significa que seja fácil controlar os sentimentos. É preciso ter muito autocontrole para não perder as estribeiras quando algo ruim nos acontece.
Lembre-se de que todos nós passamos por determinado momento da vida onde nos deparamos com a decepção e a injustiça. É justamente com essa situação que devemos ter mais cuidado. Libertar a mágoa não é a mesma coisa que explodir e magoar os outros.
Isso pode se tornar um ciclo vicioso, tome muito cuidado!
É necessário ter equilíbrio para não perder o foco no que realmente importa: o seu bem-estar e a boa convivência com as outras pessoas.
Até a pessoa mais zen do mundo tem seus momentos explosivos. Independente do ocorrido, segundo especialistas, a melhor coisa é não guardar para si o que não te pertence: a mágoa e todas as energias negativas que ela nos traz.
O que sentimos é fundamental para nossa saúde mental, guardar para si gera uma fonte de ansiedade e estresse, podendo até nos levar à depressão. Por isso, é preciso encontrar um caminho do meio entre a explosão e a omissão, para que você consiga expressar suas emoções sem se ferir ou ferir os outros.
Libertar a mágoa é necessário, portanto aqui vão algumas dicas para facilitar as coisas:
- Tenha tato
Pessoas não gostam de se sentir julgadas. Tenha tato na hora de falar sobre um assunto delicado, mesmo que a pessoa não tenha nenhum com você.
- Fale na hora certa
Não existe problema nenhum em se sentir magoado e falar abertamente sobre isso, mas é preciso saber onde, como e quando é possível tocar na ferida.
- Reflita
Refletir sobre o assunto antes é muito importante, pois reagir às situações instintivamente pode te levar a discussões. Respirar e colocar a cabeça no lugar antes de iniciar uma conversa te ajudará a pensar de forma mais racional, se expressar melhor e encontrar uma solução inteligente.
- Mostre o seu lado
Acusar o outro nunca é uma opção. Falar com cautela, mostrando o seu lado através de uma boa estratégia, não só facilita as coisas como te poupa tempo e energia.
- O que passou passou
Pior do que engolir mágoa é remoer e se tornar uma pessoa rancorosa. Não responda a grosserias, reconheça a impossibilidade de falar exatamente o que se passa na sua mente e tenha em mente que é preciso ter sempre uma estratégia para verbalizar os seus sentimentos. E, depois que tudo for resolvido, nada de ficar voltando ao assunto.
Você também pode gostar
Se você tem um problema com alguém, não esconda. Alimentar mágoas só vai te fazer sofrer e conviver sem harmonia com as pessoas que te cercam. A melhor solução para tudo é o diálogo, principalmente quando o nosso emocional está abalado.
Liberte-se da mágoa e seja mais feliz!
Escrito por Juliane Rodrigues da Equipe Eu Sem fronteiras