Nelson Mandela nasceu no dia 18 de julho de 1918 e marcou o mundo com seu exemplo de liderança e de luta pelos direitos humanos. Seu aniversário foi considerado pela ONU (Organização das Nações Unidas) como o Dia Internacional de Nelson Mandela.
Desde o seu nome de nascimento, Mandela, que na língua Xhosa significa “aquele que ergue o galho da árvore”, se destacou como alguém voltado para a ação.
Ele foi advogado, líder rebelde e o primeiro presidente da África do Sul livre, de 1994 a 1999, sendo considerado o mais importante líder da África Negra e, por fim, ganhador do Prêmio Nobel da Paz, em 1993.
Seu trabalho de vida foi voltado para o fim do regime separatista Apartheid na África do Sul, o que lhe rendeu 27 anos de prisão, além de ser obrigado a trabalhar em uma pedreira de calcário. Mandela foi libertado em 1990, quando a guerra civil diminuiu no país.
Um exemplo de sua coragem e força de vontade está na recusa, por seis vezes, de ser liberado da prisão pelo regime. O motivo era simples e ele chegou até a dizê-lo num comunicado: “Eu me preocupo com a minha própria liberdade, mas eu me preocupo ainda mais com a de vocês. Que tipo de liberdade me está sendo oferecida enquanto a organização do povo permanece banida”?
Você também pode gostar de:
- 21 verdades de vida de Buda
- Gandhi: a revolução sem armas
- O desbravador do mundo: a vida de Daisaku Ikeda
Sua história de vida nos deixa diversos aprendizados, como lutar pelos seus ideais acima de tudo, e a necessidade de percebemos que somos todos iguais e todos temos os mesmos direitos. Mandela nos deixou a ideia de que coragem é essencial para triunfar o medo, e principalmente: tudo parece impossível, até que seja feito!
Ele faleceu no dia 05 de dezembro de 2013, deixando um grande legado de liderança e luta. O político levou um país separado e dominado por um regime ditatorial a uma democracia plena, elegendo seu primeiro governante negro. É um exemplo de vida e de persistência.
O que você tem medo de conquistar, mas que precisa ser feito? Vai lá, e faça!
- Escrito por Gabrielle Carreira da Equipe Eu Sem Fronteiras.