Arquétipo é um modelo associado a um personagem, usado para representar um padrão de comportamento, pensamento ou personalidade. É um conceito usado em diversas áreas, como publicidade, psicanálise, Tarot e até mesmo Astrologia (sabia que os signos são arquétipos?).
Os arquétipos nos ajudam a compreender, de forma sintética, os tipos de pessoas, incluindo a sua personalidade, atitudes e outras características. Eles atuam com forças inconscientes que conduzem nossas ações. Hoje em dia, é muito comum usar os arquétipos na construção de marcas, por exemplo, para gerar identificação no público.
Neste artigo, vamos falar sobre o arquétipo do herói. Vamos te dar um exemplo, e a “ficha vai cair” rapidinho: o personagem Neo, de Keanu Reeves, em “Matrix”. A figura do escolhido, cuja missão é salvar o mundo; se possível, apelando para o autossacrifício. Ele passa por uma verdadeira jornada (comum a todos os heróis) até se consagrar como o redentor.
O herói impulsiona em nós o desejo de segurança, bondade, zelo, força, independência e responsabilidade. Ele vem para que enfrentemos medos e sombras — como o conformismo, egoísmo, a insensibilidade e o abandono. Continue a leitura, se você quiser ativar esse arquétipo, que constrói em nós uma estrutura de coragem, dignidade e honestidade.
Esse arquétipo está ligado à bondade e à justiça. Seu lema é: “Onde há vontade, há um caminho”. O herói tem disciplina e confiança para seguir adiante com sua missão, a qual nem sempre aceita a princípio, pois sua humildade o impede de se considerar aquele que “salvou o dia”. Ele se vê apenas fazendo o que é correto, atendendo ao chamado de um bem maior.
Saiba mais sobre o Arquétipo do Herói:
- O significado do arquétipo do herói
- Explore mais o universo dos arquétipos e ative o seu:
- O papel do arquétipo do herói na jornada espiritual
- Como ativar o arquétipo do herói
- Busque informações
- Confira os arquétipos mais populares para a ativação:
- Livros para entender esse arquétipo (e os outros onze) e sua jornada:
- Faça afirmações positivas
- Faça meditação
O significado do arquétipo do herói
Ele representa a honra, a força a vitória do bem contra o mal. Ele inspira todos nós, que o seguimos com o mesmo sentimento de mudar o mundo. Entre suas principais características, destacam-se: coragem, abnegação, humildade, paciência, proteção e senso de justiça.
Além do exemplo do Neo, outros personagens baseados nesse arquétipo são: Mulher-Maravilha, Katniss Everdeen (“Jogos Vorazes”) e Harry Potter. Podemos ainda mencionar Indiana Jones, comumente associado ao arquétipo do explorador. Mas ele tem algumas das características aqui citadas, podendo também se encaixar neste arquétipo. Na vida real, podemos destacar Nelson Mandela e Ayrton Senna. Jesus também é uma figura heroica, no contexto do sacrifício que fez pela humanidade.
Explore mais o universo dos arquétipos e ative o seu:
O papel do arquétipo do herói na jornada espiritual
O arquétipo do herói também pode nos ajudar em nossa jornada espiritual, sobretudo na questão do autoconhecimento. Ao mergulharmos em nosso eu e nos conectamos com nossa essência e nossa verdade mais intrínseca, somos capazes de superar desafios por meio do contato com nossa fortaleza interior.
Trabalhar a bondade, a justiça e a honestidade é um caminho de evolução espiritual. Independentemente da religião, o herói nos conduz para mais perto de nossas crenças e daquilo que é sagrado para nós.
Podemos adaptar, inclusive, alguns dos passos da jornada do herói para a nossa jornada evolutiva:
- O chamado: o destino nos convoca a um mergulho em nosso eu. A princípio, tendemos a não perceber ou recusar esse chamado, por medo ou insegurança.
- O auxílio sobrenatural: após o chamado do destino, somos apresentados a um mentor. Aqui podem ser os anjos, santos, orixás e outras entidades, a depender da religião. Ou mesmo uma força maior, para quem não é religioso.
- O caminho de provas: somos apresentados a vários desafios, num caminho que nos levará à transformação. Poderemos falhar, mas a persistência e a fé nos impulsionam.
- A recompensa: ao conquistarmos nosso objetivo, recebemos a bênção. A jornada nos purifica, nos faz transcender e sair fortalecidos de uma situação. Aqui adquirimos mais (auto)conhecimento, fazemos as pazes com o passado, perdoamos a nós mesmos e aos outros (que também nos perdoam).
- O caminho de volta: saímos da experiência e começamos a fazer o caminho para fora de nós, com a sensação de dever cumprido, e mesmo que nesse caminho ainda ocorram novas provas e tentações, já estamos preparados e “vacinados”.
- Senhor de dois mundos: uma vez purificados e “renascidos” pela experiência, atingimos o equilíbrio, conciliando os dois mundos — material e espiritual.
- Liberdade para viver: estamos prontos para seguirmos em frente, pois fomos capazes de liberar nossos medos, desapegar do passado e nos transformar, estando finalmente prontos para a vida e os novos desafios, com mais maturidade e resiliência.
Como ativar o arquétipo do herói
Ao ser ativado, o arquétipo do herói nos fortalece com o desafio, traz um senso de correção e respostas rápidas a situações de crise. Somos movidos por valores e princípios nobres e nos predispomos a fazer escolhas difíceis.
Para ativar esse arquétipo em sua vida, você primeiro precisa se pautar pelo que é correto e verdadeiro, agindo com mais dignidade, lealdade, empatia e caráter elevado. Tendo isso em mente, você pode se guiar pelas seguintes dicas:
Busque informações
Faça uma pesquisa detalhada sobre tudo que esteja relacionado com esse arquétipo. Procure informações na mitologia, literatura, no cinema, em pessoas reais e até mesmo em marcas, para poder entender a mentalidade e o mecanismo de funcionamento deles.
Além dos personagens e personalidades que mencionamos, estas marcas e entidades também são representadas pelo arquétipo do herói: Nike, FedEx, Jogos Olímpicos e Fuzileiros Navais dos EUA (os famosos marines).
Confira os arquétipos mais populares para a ativação:
Livros para entender esse arquétipo (e os outros onze) e sua jornada:
- “O Despertar do Herói Interior: a Presença dos Doze Arquétipos nos Processos de Autodescoberta e de Transformação no Mundo” – Carol S. Pearson
- “O Herói e o Fora da Lei: Como Construir Marcas Extraordinárias Usando o Poder dos Arquétipos” – Margaret Mark e Carol S. Pearson
- “O Feminino e o Sagrado: Mulheres na Jornada do Herói” – Beatriz Del Picchia
- “O Tarô e a Jornada do Herói: a Chave Mitológica para Compreender a Estrutura Simbólica Oculta nos Arcanos Maiores” – Hajo Banzhaf
Faça afirmações positivas
Palavras são altamente poderosas, para o bem e para o mal. Porém, devemos nos atentar para o fato de que o Universo reverbera aquilo que jogamos para ele. Sendo assim, o melhor uso que podemos fazer das palavras e dos pensamentos é por meio da positividade.
Você também pode gostar:
Veja, a seguir, algumas frases que você pode usar para ajudar a ativar o arquétipo do herói. Use a teoria dos 21 dias: repita as frases por sete vezes, três vezes ao dia, por no mínimo 21 dias. Coloque fé, verdade e entonação:
- Eu sou a energia e a sabedoria do arquétipo do herói.
- Eu sou destemido(a), ambicioso (a) e curioso(a).
- Eu pratico a verdade e ajo de forma leal.
- Eu assumo a responsabilidade sobre meus atos.
- Eu sou bravo(a) e corajoso(a), capaz de superar grandes obstáculos.
- A humildade é a base das minhas ações.
- Sou confiável, determinado(a), honrado(a) e justo(a).
- Minha busca é também espiritual.
Faça meditação
A meditação ajuda em todos os aspectos de nossa vida: acalma, ajuda na concentração, permite exercer empatia, promove um olhar mais atento e menos julgador e ativa processos mentais — isso inclui os arquétipos. Dê uma olhada na lista que vai te ajudar nessa missão:
- Música para força e coragem: 528 Hz frequência dos milagres
- Frequência de cura, coragem, força, sabedoria, beleza, foco, imponência e liderança
- Meditação para coragem – meditação guiada
Como você pôde ver, o arquétipo do herói simboliza a nossa nobreza, confiabilidade e coragem para assumir as responsabilidades e ir em busca do que é certo. Ativá-lo não é criar um novo personagem, mas sim, exercitar a dignidade por meio de pensamentos, sentimentos e ações nobres. Experimente adotar esse arquétipo como uma linha que norteia a sua mente e seu espírito, e construa um mundo melhor para você e para os outros.