Ser mãe não é uma tarefa fácil. Noites mal dormidas, preocupações e ansiedade são algumas das perturbações que podem surgir no meio do dia. Mas tudo isso sem deixar de lado o amor, carinho e atenciosidade pelos filhos. Ser mãe é estar ligada vinte e quatro horas por dia no modo alerta, pronta para fazer o que for preciso caso o filho precise de ajuda. Mas nem sempre se consegue ajudar em tudo, não é verdade? Quantas vezes bate aquela incerteza e você se pega pensando se realmente fez a coisa certa? Mas fique tranquila, pois você não está sozinha nessa.
Todas as mães passam por isso e, por mais difícil que seja aceitar, admitir as imperfeições e os erros que você comete com os seus filhos é a melhor forma para se tornar uma mãe cada vez melhor. Imagine aquela mãe que acha que sempre está certa em tudo e não consegue perceber os erros. Provavelmente ela vai acabar se tornando uma mãe autoritária e isso pode causar sérias frustrações e inseguranças nas crianças. Por outro lado, admitir os erros e buscar uma melhora de comportamento vai transmitir para os filhos um aprendizado que eles devem levar para a vida toda: ninguém é perfeito e sempre podemos mudar para melhor.
Então sempre quando se questionar se fez algo errado e se sentir mal por isso, pense em como você pode servir de exemplo para os seus filhos em como errar faz parte do ser humano e como isso é benéfico desde que você esteja disposto a aprender com os erros. Esse é um dos ensinamentos mais fortes que você pode ensinar para eles para a vida toda.
Agora que você já reconheceu que errar é humano, aprenda a relaxar.
Porque, além de aprender com os seus exemplos, os seus filhos vão ficar muito mais felizes se você estiver com uma vibração mais leve perto deles.
Você também pode gostar
Se cobre menos e permita-se relaxar um pouco. Não precisa querer estar certa sempre e ser a mãe perfeita.
O importante é que a sua própria harmonia interna reflita no ambiente familiar, e dessa forma as crianças possam sentir segurança e crescer de forma muito mais saudável e leve, sem cobranças por uma mãe perfeita.
- Escrito por Ricardo Sturk da Equipe Eu Sem Fronteiras.