As crianças nascidas a partir de 2010, conhecidas como a geração IA, têm em seus cotidianos as experiências em utilizações de tecnologias com inteligência artificial nas brincadeiras, lazer, diversão, estudos, cuidados com a saúde. A inteligência artificial nos estudos, aprendizagem e desenvolvimento de crianças é uma possibilidade visada pelos pais e educadores, pois promove melhorias e rapidez no aprendizado das crianças. Nesse contexto, as interpretações finas da realidade, a moldagem da personalidade, o desenvolvimento das emoções e afetividade podem ter maior participação dos pais, quando se utilizam inteligência artificial na educação das crianças.
O contato com informações e entretenimentos ocorrem antes das crianças andarem com a utilização de tecnologias, na forma de telas de computadores, smartphones, Apple iPhones, Android, iOS e brinquedos com sistemas operacionais inteligentes artificialmente (Figura 1). As crianças são permitidas a acessarem as novas tecnologias em ambientes digitais seguros, com as autorizações de acordo com a idade, conteúdos e tempo de acesso às informações na tela.
(Figura 1. Robôs com sistemas operacionais inteligentes artificialmente.)
As tecnologias podem oferecer benefícios durante o aprendizado das crianças, como aprender de forma lúdica, estimular a concentração, desenvolver a concentração e o raciocínio lógico, despertar a criança para novos conhecimentos e a adquirir mais autonomia (Figura 2), permanecerem mais tempo em conexão com os pais, amigos, colegas, familiares e o universo.
(Figura 2. Carro de brinquedo com funcionamento controlado por tecnologia digital.)
(Figura 3. Pássaro projetado com tecnologias utilizando inteligência artificial que definem o plano de voo.)
(Figura 4. Robô com o sistema operacional inteligente artificialmente para movimentos, comunicação e interações com crianças e adultos.)
O monitoramento durante todo o acesso às tecnologias com inteligência artificial deve acontecer de forma eficaz para não trazer prejuízos para as crianças e evitar o desenvolvimento de transtornos emocionais, físicos, sociais e cyberbullying, que, na maioria dos casos, provoca intimidação e humilhação de crianças com a utilização de tecnologias equipadas com inteligência artificial (IA) na comunicação.
(Figura 5. Avião de brinquedo desenvolvido com tecnologias de inteligência artificial.)
Você também pode gostar:
A principal importância das crianças estarem em contato com tecnologias de inteligência artificial é o desenvolvimento de novas habilidades para exercerem as novas carreiras com foco em inteligência artificial. As empresas têm planos em aumentarem as utilizações de inteligência artificial nas automatizações de tarefas, aperfeiçoar a eficiência operacional e promover maior velocidade de processamento de informações a serem utilizadas nas tomadas de decisões para o desenvolvimento e prosperidade empresarial, prestações de serviços, desenvolvimento de novos produtos e tecnologias.
Confira o vídeo abaixo para entender como manter conexões com as crianças em meio a tantas mudanças!