Sabemos que a comunicação é a arte de nos comunicar, de interagir uns com os outros e de entrarmos em conexão com outros seres, humanos ou não, pois também podemos conversar com animais e plantas, certo?
No entanto, há um fator que é presente em qualquer comunicação e que não está evidente em uma comunicação com o cachorro, por exemplo, que é a resposta, a contrapartida. Afinal, você já estabeleceu uma comunicação sem a troca? Sem o famoso “pergunta” e “responde”? É por isso que amo a comunicação. Apesar de não ser profissional do meio, acho essa uma qualidade fantástica do ser humano.
Para comunicação só existe a fala? Não, definitivamente, não! Quem nunca ouviu a expressão “O Corpo Fala”? E fala mesmo, podemos usar mil exemplos pra isso! Já prestou atenção nas expressões das outras pessoas quando você fala? E nos seus braços quando está recebendo uma informação? Se você está com braços cruzados, passa a impressão de que está fechado para aquela informação. Ao contrário também está valendo! Preste atenção, quando você for assistir a uma palestra ou a uma reunião, qual a posição do seu corpo, dos seus braços, das suas pernas, do seu rosto…
E a história dos cachorros? Tá, eu sei, cachorro não fala. Normalmente, não fala, apesar de algumas vezes acreditarmos no contrário, pois conversamos com ele. Mas seu animalzinho de estimação vai responder com o corpo, assim como os seres humanos também fazem, como nas situações descritas acima. Sim! Preste atenção nas expressões dele, no jeito de andar, no rabinho de seu pet: rabo em pé, felicidade, rabo mais baixo, tristeza. Confira e depois me conte se não tenho razão.
Você também pode gostar
- Pratique a comunicação empática e torne o mundo melhor. Leia esse artigo!
- Saiba como utilizar o poder da fala a seu favor
- Comunicação não-violenta: Empatia e cuidado. Leia e entenda!
- Você já abriu o seu e-mail hoje?
Enfim, como diz uma outra expressão conhecida: “Quem não se comunica, se trumbica!!” (Chacrinha). Seja a comunicação feita com palavras ou não, interagimos com outros seres humanos através dessa ferramenta, e sempre devemos buscar desenvolvê-la e a aperfeiçoar ao longo do tempo! Nos comunicando também evoluímos, mas isso já é um outro artigo.
Abraços e até a próxima!!!