A busca pela inovação da educação
No último sábado de setembro, dia 29, eu e Mônica tivemos a grata satisfação de participar da 1ª Virada Pedagógica em São Paulo, evento organizado pelos nossos queridos colunistas: Anna Maria Oliveira e Antônio Carlos Antunes.
A ideia do evento surgiu da necessidade de se debater sobre os rumos da Educação. Várias oficinas aconteceram concomitantemente e possibilitaram aos presentes participar de interessantes palestras, oficinas e debates sobre temas diversos, que abordaram desde a importância de se valorizar as habilidades para o bem-estar emocional, colocando-as em prática, até as oficinas de dança e yoga.
Pudemos acompanhar a palestra de Antônio Carlos Antunes sobre “Habilidades para a Vida e Bem-estar Emocional”, uma oportunidade de acompanhar na prática que quando estamos inteiros naquilo que estamos fazendo, quando estamos despertos para cada oportunidade, somos capazes de colocar os nossos talentos ao serviço de todos e obter uma comunhão perfeita com as pessoas. A partir daí, podemos transformar e fazer a diferença na vida das pessoas.
Ouvir relatos de professores que, usando os seus talentos e as suas habilidades sociais, puderam estabelecer novos contatos com os alunos, estabelecer uma comunicação produtiva. Foi emocionante acompanhar pessoas que se sentiam tímidas, retraídas e cheias de problemas, pessoas conseguirem se colocar e, principalmente, colocar os seus sentimentos diante de um grupo aberto e pronto para escutar e acolher.
Vários participantes conseguiram se dar conta de que a atividade que desempenham hoje está diretamente relacionada àquelas habilidades que lhes fizeram falta em algum momento de suas vidas. Por exemplo, trabalhar com adolescentes e crianças, que pouco permitem o acesso do professor, buscando suportar as suas necessidades, parece ter sido o desafio escolhido de uma professora que por várias vezes não se sentiu acolhida em suas necessidades durante sua vida.
Tudo isso só nos mostra que quando há envolvimento e, principalmente, amor naquilo que se propõe a fazer, não há porquê não termos sucesso.
Parabéns, Antônio Carlos! Parabéns, Anna Maria Oliveira! E que venha a 2ª Virada Pedagógica.
Você também pode gostar de outros textos da autora: E eu lá sabia o que era Eneagrama?