Nutrição

Alimentos para a ansiedade

Alimentos variados dispostos de uma forma que parece um quadrado
olenayeromenkophotos no Canva
Escrito por Eu Sem Fronteiras

ansiedade é um dos males mais comuns hoje em dia. A rotina corrida e a quantidade de informação e estímulos que temos a nossa volta colaboram ainda mais para que ela sempre esteja presente. Felizmente, existem tratamentos e meios de acalmá-la e, aos poucos, conseguir se livrar desse problema. Nesse artigo, vamos falar sobre alimentos que podem ajudar no tratamento da ansiedade. Confira abaixo:

Frutas cítricas

As frutas cítricas são ricas em vitamina C. Ela ajuda a diminuir a secreção de cortisol, um hormônio que é liberado em resposta a momentos de estresse e ansiedade. Além disso, alimentos ricos em vitamina C ajudam no bom funcionamento do sistema nervoso e na melhora da sensação de bem-estar.

Leite, ovos e derivados magros

Pequeno recipiente sobre um pano, com ovos brancos e marrons dentro. Ao lado, uma jarra de leite e um fuê.
Debby Hudson / Unsplash

Esses alimentos são ótimas fontes de triptofano, um aminoácido que ajuda a aliviar os sintomas de estresse. Esse aminoácido aumenta a produção de serotonina, um hormônio que é conhecido como o “hormônio da felicidade”. A serotonina é um neurotransmissor que ajuda a relaxar e a sentir uma sensação de bem-estar.

Carboidratos

Os carboidratos elevam o nível de açúcar no sangue, o que ajuda a dar energia, disposição e sensação de bem-estar. Alimentos como arroz, feijão, pães, aveia, massas em geral, batata e mel podem ser uma boa escolha. Só tome cuidado para não exagerar e acabar ganhando uns quilos a mais na balança.

Banana

Assim como o leite e ovos, a banana também é uma boa fonte de triptofano. Dessa forma, esse aminoácido ajuda na produção de serotonina e, consequentemente, alivia os sintomas de estresse e ansiedade.

Carnes vermelhas e brancas

Seja a carne de boi, de frango ou peixe, elas também são fontes do aminoácido triptofano, que citamos nos outros alimentos. Além disso, as carnes são fontes de um aminoácido chamado taurina, que aumenta a disposição do neurotransmissor GABA. Ele também ajuda no controle da ansiedade.

Peru

Peru é rico em proteínas, tem pouca gordura e é cheio de ferro, zinco, potássio, Vitamina B e até pode te ajudar a diminuir seus níveis de colesterol. Ótimas razões para substituir o bacon normal por bacon de peru. E, sim, há uma razão que explica por que você se sente tão Bela Adormecida depois de consumir uma coxa de peru no Natal. O triptofano é um ingrediente que ajuda a ativar a serotonina: isso é o que te faz se sentir mais calmo.

Chá de Camomila

Na próxima vez em que alguém te oferecer chá de camomila, aceite. Ele alivia dores de estômago e enxaqueca, diminui inflamações da pele (incluindo a acne) e também pode ajudar na luta contra a insônia! Uma xícara antes de deitar vai te acalmar. Mas, para alcançar resultados ainda melhores, beba de 3 a 4 xícaras ao dia e mais ou menos uma hora antes de dormir. Assim, vai ter um sono mais gostoso.

Chocolate

Quatro barras de chocolate ao leite sobrepostas uma à outra, sobre uma superfície plana.
Towfiqu barbhuiya / Unsplash

Além de muito gostoso, o chocolate é rico em flavonoides. Esse antioxidante também favorece na produção de serotonina. O ideal é optar por chocolates meio amargos, que têm menos calorias e possuem uma maior quantidade desses antioxidantes.

Folhas escuras

Os vegetais folhosos verde-escuros são fontes de vitaminas do complexo B, conhecido por seu poder antiestresse. Assim como o abacate, são ricos em magnésio. Entre esses vegetais, destacam-se: agrião, alface, chicória, couve, espinafre e rúcula, entre outros. O ideal é que alguns deles sejam consumidos crus.

Abacate

Além da gordura boa, o que é benéfico para a saúde como um todo, o abacate é rico em vitamina B6 e magnésio. Juntos, esses dois podem ajudar o corpo a produzir vários neurotransmissores, como a serotonina, que promove sensação de bem-estar.

Cúrcuma

Graças ao seu principal composto ativo — curcumina —, a cúrcuma tem o poder de reduzir o comportamento ansioso e depressivo. Além disso, tem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, antivirais e antifúngicas, sendo potente contra alergias, doenças crônicas (como diabetes e artrite) e Alzheimer.

Grãos integrais

Vários recipientes pequenos com grãos integrais como milho e arroz.
Disiana Caballero / Unsplash

Os grãos integrais têm baixo índice glicêmico, sendo lentamente transformados em energia, o que garante um aporte constante de glicose para os neurônios. Isso é essencial para quem sofre de ansiedade, já que nessas pessoas o nível de glicose é insuficiente.

Eis alguns grãos essenciais: arroz integral, cevada, centeio, milho, trigo-sarraceno, granola. Um em especial merece destaque: a aveia, que ajuda a promover a sensação de calma e tranquilidade e é riquíssima em fibras. Importante lembrar que, ao consumirmos fibras, devemos beber bastante água.

Castanhas e nozes

As castanhas e nozes são ricas em selênio e vitamina E. Além de antioxidante, o selênio é um nutriente que melhora o humor e reduz a inflamação — que se encontra em níveis elevados nas pessoas que sofrem com transtornos de humor. A vitamina E também é antioxidante, ajuda a melhorar o sistema imune e a prevenir doenças neurológicas. Outro nutriente importante presente nesses alimentos é o ômega-3, que diminui a inflamação, protege o coração, ajuda a combater a depressão, controla a glicemia e melhora o funcionamento cerebral, entre outros vários benefícios.

Semente de abóbora

As sementes de abóbora, além de serem grandes aliadas contra a obesidade, ajudam a reduzir a ansiedade. Elas promovem saciedade, favorecem a circulação sanguínea e melhoram o trânsito intestinal. Graças à presença de ômega-9, vitaminas A e E, fortalecem o sistema imunológico. Sua ação na redução da ansiedade se dá por meio do aumento da produção de serotonina no cérebro, promovendo sensação de bem-estar, e também pela presença de potássio.

Você também pode gostar

Inclua esses alimentos em sua dieta, aliando à prática de atividades físicas, meditação e um estilo de vida menos frenético e estressante. E não se esqueça de procurar, sempre, por ajuda profissional. Com essas medidas, não só a ansiedade pode ser controlada, como também sua saúde em geral vai melhorar consideravelmente. Cuide-se!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br