Já falamos um pouco sobre o SAR e como o nosso cérebro processa as informações as quais fornecemos, diariamente, na maioria das vezes, inconscientemente, fazendo com que ele siga comandos indevidos que nos fazem adoecer e questionar o porquê de determinados pensamentos, acontecimentos e/ou certas pessoas que atraímos para perto de nós… Sim! Somos responsáveis por direcionar nosso cérebro, visto que somos protagonistas deste processo, das nossas vidas.
Por esse motivo, precisamos falar de auto-sabotagem. O que é? Por que acontece? Como interromper esse padrão? Vamos lá…
O que é?
Auto-sabotagem é a tendência de encontrar obstáculos para o que deseja atingir, procrastinar diante do objetivo, não acreditar que é capaz de realizar determinada coisa e/ou que não é merecedor de conquistar aquilo que almeja, seja um bem material, seja um relacionamento. Em suma, é uma série de atitudes destrutivas que nos paralisam diante da vida e nos impedem de ter êxito em diversos âmbitos dela.
Por que acontece?
Porque, quando nossos pensamentos estão em baixa vibração, contemplando posturas de relativização do potencial criativo, inferiorização, insegurança, etc, repetimos comportamentos negativos. Por tornar-se algo habitual, indicamos ao nosso cérebro que esse é o estado de normalidade, ou seja, o nosso sistema entende que o funcionamento ideal é esse. Ou seja, nós induzimos o nosso cérebro a estabelecer a negatividade como padrão. Toda vez que buscarmos algo diferente, haverá automaticamente um “alerta” de “perigo”, e, por consequência, uma mensagem de bloqueio será enviada ao nosso sistema, que então restabelecerá o tal padrão tido como coerente/normal/correto.
Como interromper este padrão?
Reprogramando nossa mente. Mostrando ao nosso sistema qual o padrão ideal, controlando nossos pensamentos e os direcionando para que possamos atingir metas, estabelecendo objetivos claros e agindo em prol do alcance destes. Precisamos criar situações que nos ajudem nessa caminhada. É necessário ter estratégia, refletir e planejar, ser positivo e obstinado! O caminho pode não ser curto, fácil, com resultados rápidos, mas precisamos ter certeza do nosso propósito e do que queremos para as nossas vidas. Estabelecendo uma conexão com o que queremos atingir, mostraremos ao nosso cérebro como precisamos nos comportar, no que precisamos focar e quais pensamentos precisamos ter para que gastemos energia com o que nos agrega, a nosso favor, jamais contra nós mesmos.
Você também pode gostar
- Aprenda a ser o protagonista da sua jornada!
- Como evitar a auto-sabotagem anual: não tenha metas de início de ano
- Conheça e desmistifique o processo de psicoterapia
Assumir e reconhecer a auto-sabotagem já é um passo importante. Trabalhar para que esse padrão seja quebrado é essencial, pois a liberdade virá e com ela virão a criatividade, a abundância e o sucesso, seja em qualquer âmbito de sua vida! Permita-se!